terça-feira, 29 de junho de 2010

DO OUTRO LADO DA VIDA

Na sexta-feira passada, dia 25 de junho de 2010, a nossa tão querida e amada irmã Diaconisa Leila partiu para o Senhor. Na mesma hora em que eu recebi a triste notícia, me veio a lembrança esta música da Ana Paula Valadão Bessa.

O LADO DA VIDA
Composição: Ana Paula Valadão Bessa

Existe um lugar nos meus sonhos
De onde ninguém partiu
Me pego às vezes lembrando
De como ele sorria, o que ela faria
Se ainda estivessem aqui
Desse lado da vida

Saudade, a vida fica um tanto vazia
E ninguém vai preencher esse lugar no meu coração
Eu queria, Ah! Como eu queria
Que ninguém fosse embora daqui
Desse lado da vida

Parei de perguntar "por quê?"
Parei de debater com Deus
Esperança de ver meus amados me deu
Ele é Deus, Ele é Deus

Saudade, a vida fica um tanto vazia
E ninguém vai preencher esse lugar no meu coração
Mas um dia, Oh! Lindo dia
Acordar de manhã e rever
E abraçar e abraçar
Passear de mãos dadas
Do outro lado da vida

Em memória da nossa tão querida e amada irmã Diaconisa Leila.

Jovem, chegará o lindo dia em que nós passearemos com ela, de mãos dadas, do outro lado da vida.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

segunda-feira, 21 de junho de 2010

FESTA

No sábado passado, nós realizamos o nosso 4º Encontro Jovem do ano de 2010, com a Festa na Roça. Esta foi a segunda festa que nós realizamos nos últimos seis meses. Graças a Deus, não choveu! A noite estava linda! Foi uma bênção! Em breve, vocês poderão conferir as fotos aqui, no nosso Blog.

Pela introdução, já dá pra se ter uma idéia sobre o que nós iremos falar, não é? Pois bem, nós iremos falar sobre FESTA. Afinal de contas, quem é que não gosta de uma festa? Por incrível que isso possa parecer, tem gente que não gosta. Não é o meu caso. Eu sempre gostei de uma festa. Aniversário, casamento, natal, "réveillon", etc.

Analisando a história do povo de Israel, nós podemos observar que eles também gostavam de uma festa. Tanto que eles celebravam várias festas sagradas durante o ano. Estas festas eram chamadas de "santas convocações". A maioria delas se relacionava com as atividades agrícolas e os acontecimentos históricos da nação hebréia. Foram instituídas como parte do concerto do Sinai (Êx 23.14-19). Todos os varões israelitas eram obrigados a participar das três festas dos peregrinos: Páscoa, Pentecostes e dos Tabernáculos. Todavia, nem todas as convocações santas eram festas. Seis delas eram ocasiões para celebrar e desfrutar as bênçãos de Deus. Somente uma se observava com tristeza. E pensar que no nosso calendário, ou melhor dizendo agenda, nós só temos quatro festas para esse ano. Duas já aconteceram, restam mais duas.

As festas eram celebradas com o duplo propósito de refletir sobre a bondade de Deus e de recordar que os israelitas eram o povo escolhido por Deus. O povo de Deus tem ou não tem motivos de sobra para festejar?

A celebração das festas solenes requeria setenta e sete dias ao ano, nos quais os israelitas deviam deixar o seu trabalho e dedicar-se ao culto a Deus. Pra mim, todo culto é uma grande festa.

A fama de Israel, por ser um povo festeiro, chegou até as outras nações. Os outros povos admiravam e gostavam das suas danças e canções. Quando os babilônios tomaram Jerusalém, e levaram o povo de Deus cativo, eles pediam para que os hebreus cantassem uma de suas canções para os alegrarem (Sl 137.3).

Agora, algumas perguntas que não querem calar: É pecado festejar? É pecado dançar? Será que Miriam, a profetisa, induziu as outras mulheres a pecarem, quando pegou o seu tamborim e começou a cantar e dançar de alegria? Será que o rei Davi também pecou ao dançar diante da Arca da Aliança? Será que devemos apagar da Bíblia os Salmos que nos exortam a celebrarmos (festejar) ao Senhor com alegria?

Logo depois do nosso 2º Encontro Jovem do ano de 2010, chegaram aos meus ouvidos que as más línguas andavam dizendo por aí, que "a igreja do Pr. Carlos é a igreja da porta larga". Tudo isso, por causa da nossa Festa a Fantasia. Confesso a vocês, que na época eu fiquei muito triste por isso. A minha vontade foi de não fazer mais festa nenhuma. Mas aí, eu me lembrei que isso não era motivo para eu me entristecer, muito menos desistir. Se Jesus que é Jesus, foi chamado de glutão e beberrão pelos religiosos da época, por andar no meio de pecadores, porque é que eu não vou ser chamado de "o pastor da igreja da porta larga"?

Jovem, não dê ouvidos às más línguas. Não se deixe entristecer pelo julgamento dos homens religiosos. Não deixe de se alegrar e festejar pela sua salvação. E quanto a nossa próxima festa, será no mês de outubro, se Deus quiser!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA DO MUNDO

"Cento e cinqüenta milhões em ação, pra frente Brasil..." (hoje nós já somos cento e noventa e dois milhões). É estamos em ano de Copa do Mundo, e todos os olhos desse imenso país se voltam para a festa máxima do chamado esporte das multidões.

"A Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol/Mundial, é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial. O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único pais que ganhou fora de seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998. A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Em 2010, terá lugar na África do Sul e, em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de novembro de 2007. Desde a Copa do Mundo de 1998 é realizada com 32 equipes participantes."
(Extraído da Enciclopédia Wikipédia)

No final da competição, o capitão de uma seleção (quem sabe, do Brasil?) levantará a tão sonhada taça dourada. Mas, daqui a quatro anos, talvez esta mesma seleção não seja mais a campeã. A menos que se torne bicampeã, outro time tomará o seu lugar como campeão atual, e este troféu passará para outras mãos, e depois de mais quatro anos, serão outras mãos... E talvez até, como já aconteceu no Brasil, o troféu poderá ser destruído: tudo, então, não passará de lembrança de um tempo onde éramos campeões...

Isto não acontece no Reino dos Céus: a vitória é eterna e a taça (ou coroa), incorruptível. Não há homem, ou tempo, ou força da natureza, ou mesmo outros atletas até melhores do que nós que poderão tirar esta vitória de nós. Seremos eternos campeões, e nunca, jamais a taça será apenas uma lembrança, pois estaremos com ela o tempo todo.

E o melhor de tudo é que nós já começamos com o jogo ganho. Afinal, temos o melhor Técnico... JESUS

DA (Extraído do Calendário Luz & Vida)

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A PARÁBOLA DO SEMEADOR (Mt 13.1-23; Mc 4.1-20; Lc 8.4-15)

Em uma das primeiras postagens deste Blog, nós citamos que o nosso lema para o ano de 2010 é: "Em 2010 eu sou 10!!!"

Hoje, ao completarmos a centésima postagem, podemos declarar que o nosso Blog é 100!!! Glória a Deus!!! Aleluia!!! Graças a Ele, nós chegamos aqui.

Pensando sobre qual mensagem eu iria postar, me veio a mente um versículo que faz parte da Parábola do Semeador.

"Outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, a cem por um" (Lc 8.8).

Jesus frequentemente fazia uso das parábolas para transmitir os seus ensinamentos. Parábola é uma ilustração da vida cotidiana, que revela verdades a todo aquele que está com o coração disposto a ouvir, e, ao mesmo tempo, oculta estas mesmas verdades a todo aquele cujo coração não está preparado para receber tais ensinamentos (Mc 4.10-12).

A Parábola do Semeador descreve como o evangelho é recebido pelas pessoas. Podemos observar três verdades nesta parábola:
1) A conversão e a frutificação espiritual dependem de como a pessoa recebe a Palavra de Deus (Mc 4.14; Jo 15.1-10).
2) Existem diferentes tipos de reações ao evangelho, por parte das pessoas. Umas ouvem, mas não entendem (Mt 13.19; Mc 4.15). Outras crêem, mas depois se desviam (Mc 4.16-19). Outras perseveram e frutificam de diferentes maneiras (Mc 4.20).
3) Os adversários da Palavra de Deus são: Satanás, os cuidados deste mundo, as riquezas e os prazeres da carne (Mc 4.15,19; Lc 8.14).

O versículo que me veio a mente, fala justamente da semente que caiu em boa terra e, ao nascer, veio a produzir muitos frutos.

Nós sabemos que a semente é a Palavra de Deus, enquanto que a terra é o nosso coração. Os frutos são o resultado dessa semeadura.

Através deste Blog, nós também estamos lançando a melhor e mais preciosa de todas as sementes, que é a Palavra de Deus. Seja através das mensagens, dos vídeos, dos clip's ou das músicas, não importa como, estamos divulgando a Palavra. Nós só não sabemos em que tipo de terra, ou melhor dizendo coração, ela tem caído. Será que ela tem caído às bordas, e não tem atingido em cheio o seu coração? Será que ela tem caído num coração pedregoso e duro, totalmente insensível a Palavra? Será que ela tem caído num coração armado de pré-conceitos, valores e vãs filosofias? Ou será que ela tem caído num coração aberto, sensível e acessível a Palavra? Nós só temos um meio de saber: pelos frutos.

Jovem, o meu desejo é que, não somente este Blog, mas você também, venha produzir muitos e muitos frutos, a cem por um. Tudo para o louvor, a honra e a glória do nome de Jesus!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CADA LOUCO COM A SUA MANIA

Olá Juventude!

Por motivo de força maior, infelizmente, não pudemos realizar o nosso 3º Passeio do ano de 2010 nesse feriado. A Floresta da Tijuca, devido às chuvas, estava com o acesso interrompido. O mau tempo também não ajudou muito. Mesmo assim, aproveitei o feriadão, para conhecer a Ilha Grande. Apesar da distância, vocês estiveram presentes no meu pensamento em quase todos os momentos. Eu ficava imaginando, como seria bom se vocês estivessem lá, junto comigo, conhecendo as praias, os rios, as cachoeiras, as trilhas pela ilha com os seus encantos. Teria sido bom demais!

A ilha estava cheia de jovens turistas de toda parte, por conta do XIV Festival de Música & Ecologia, de Angra dos Reis e Ilha Grande. O que mais me deixou triste, foi ver tantos adolescentes e jovens, como nós, gastando a sua juventude com bebidas, drogas e prostituição. Mas, uma outra coisa alegrou muito o meu coração. Ver um grupo de jovens, membros de uma Comunidade Evangélica da Ilha Grande, evangelizando. Eles estavam abordando a todos, por toda ilha, falando do amor de Deus e distribuindo um folheto, por sinal, muito bem bolado e impresso, contendo a seguinte mensagem:

CADA LOUCO COM A SUA MANIA

Tem gente louca por DROGAS: Êxtase, Doidão, Bagulho, Daboa, etc.

Tem gente louca por DINHEIRO: Bovespa, Ações, Queda da Bolsa, Subida da Bolsa, Lucro, etc.

Tem gente louca por COISAS MATERIAIS: Modelito, Fashion, Grife, Deluxe, Pentium, etc.

Tem gente louca por PODER: Almoço Vip, Aquisições, Monopólio, Tênis, Golf, etc.

Tem gente louca por SEU VISUAL: Ídolo, Ego, Eu, Minha Pessoa, etc.

O problema é que...

JIMI HENDRIX (1942-1970) - Legendário guitarrista de Rock e ídolo na década de 60, que era "MUCHO LOCO", certa vez, num concerto, parou bem no meio de uma música e gritou: "ALGUÉM AÍ SABE O QUE É A VERDADE?"

LORD BYRON (1788-1824) - EXCÊNTRICO poeta romântico, certa vez escreveu: "JÁ SORVI DA TAÇA DE TODOS OS PRAZERES, E INGERI DE TODO CÁLICE DE FAMA, MAS MORRO DE SEDE."

VAN MORRISON - Famoso músico e compositor da década de 70, declarou: "QUANDO VOCÊ FINALMENTE CONQUISTA A FAMA, DESCOBRE QUE ELA NÃO PASSA DE UMA SALA VAZIA."

Esses caras estavam repetindo o que a Bíblia disse há muito tempo...

"Até no risco tem dor o coração, e o sim da alegria é a tristeza" (Pv 14.13).

Essa viagem não parece uma ROUBADA?!

Quando JESUS encontrou uma mulher tirando água de um poço, Ele lhe disse algo INCRÍVEL, que TRANSCENDE o TEMPO. Ele disse (vê se entende):
"Quem beber desta água (H²O) vai ter sede novamente, mas quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede." (trocando em miúdos, significa que se você beber JESUS, o seu espírito ficará satisfeito para sempre; você vai ter felicidade, paz e uma razão para viver; e além do mais, quando morrer, a sua alma vai viver para sempre e no lugar mais deslumbrante que você poderia imaginar). Isso é que é LOUCURA!!!

"Jesus, já experimentei um monte de coisas, mas nunca experimentei você. Quero que entre na minha vida, para eu poder sentir felicidade de verdade, paz e ter uma razão pra viver. Eu adoraria ir para esse lugar incrível depois que morrer! Por favor, entre no meu coração e passe uma borracha em todos os meus erros, como só você pode fazer."

E você, jovem? Qual é a sua loucura? Por quem você é louco? Que você possa responder bem alto, pra todo o mundo ouvir: Eu sou louco por JESUS!!!

P.S.: O folheto, vocês poderão conferir no próximo sábado, no Quadro de Avisos da nossa Igreja. As fotos da Ilha Grande estarão, em breve, disponíveis no meu orkut.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

terça-feira, 1 de junho de 2010

SETE SEGREDOS DA VERDADEIRA FELICIDADE

Na semana passada, assistindo a um tele-jornal, vi uma reportagem que falava sobre a inclusão do direito à busca da felicidade na Constituição Federal do nosso país.

Não é de hoje que o homem busca encontrar a verdadeira felicidade. E em meio a essa busca, ele tenta de todas as formas alcançá-la. Alguns, de forma decente e honesta, se esforçam para viverem felizes. Outros, sem medirem esforços, acabam passando por cima de conceitos, pessoas e valores.

Das bem-aventuranças mencionadas por Jesus no famoso Sermão da Montanha (Mt 5.3-11), extraímos sete segredos relacionados com a felicidade:

1) Felicidade é reconhecer que a vida muitas vezes machuca, e saber expressar a dor sem fazer com que os outros sofram.

2) Felicidade é ter a certeza da presença de Deus de maneira tão firme, que é possível aceitar as humilhações impostas por outros, sem querer revidar.

3) Felicidade é valorizar as coisas que são realmente importantes na vida.

4) Felicidade é lembrar que todos dependemos completamente da misericórdia de Deus.

5) Felicidade é ter um alvo único e nítido, ou seja: agradar a Deus.

6) Felicidade é ter paz interior a ponto de não ser obrigado a projetar os seus conflitos e tensões pessoais em terceiros.

7) Felicidade é estar preparado a pagar o preço que Jesus, por andar num mundo tão cheio de ódio, também pagou.

J.P.L. (Extraído do Calendário Luz & Vida)

"Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós" (Mt 5.12).

Jovem, você tem muitos motivos para viver feliz. O maior deles se chama JESUS! Seja feliz com Ele!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA