domingo, 10 de janeiro de 2010

O NÚMERO 10 NA BÍBLIA

"Devemos prestar muita atenção ao valor dos números na Bíblia, sobretudo no texto hebraico, pois estamos diante de uma mentalidade diferente da nossa. Os números, na maioria das vezes, não querem transmitir uma quantidade exata, um dado preciso, mas sim expressar uma realidade, um valor teológico, um dado simbólico.

10 (dez) indica grande quantidade (Gn 31.7) ou é simplesmente um número redondo (Mt 25.1). Indica também listas completas. Pelos dez dedos das mãos é fácil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1.12,14; Ap 2.10).

Dez é um número que denota plenitude, totalidade, o conjunto, a soma de tudo o que existe de alguma coisa. Deve se notar também que, onde o número sete e dez são usados juntos, o sete representa aquilo que é mais elevado ou superior, e o dez representa algo de natureza subordinada. As dez pragas derramadas sobre o Egito (tudo o que era necessário para humilhar plenamente os falsos deuses do Egito e quebrantar o poder do Egito sobre Israel, o povo de Deus). As 'Dez Palavras' constituíam as leis básicas do pacto da Lei, sendo as aproximadamente 600 outras leis apenas uma explicação delas, elucidando-as e explicando a sua aplicação (Êx 20.3-17; 34.28). Jesus usou o número dez em diversas das suas ilustrações para indicar inteireza ou totalidade de algo (Mt 25.1; Lc 15.8; 19.13,16,17). Uma das feras da visão de Daniel e certas feras descritas em Apocalipse tinham dez chifres. Evidentemente, estes representavam todas as potências, ou 'reis' da terra que constituem o arranjo animalesco (Dn 7.7,20,24). A plenitude da prova ou do período de prova que Deus determina para os seus servos ou permite que sofram é expresso em Apocalipse 2.10: 'Não tenhas medo das coisas que estás para sofrer. Eis que o diabo estará lançando alguns de vós na prisão, para que sejais plenamente provados, e para que tenhais tribulação por dez dias'." (Extraído)

Estamos iniciando um novo ano, uma nova etapa, um novo ciclo: o ano de 2010. Hoje é o décimo dia do primeiro mês do ano de 2010. Novos sonhos, novos planos, novos projetos e novas metas. O que queremos e esperamos do ano de 2010? Que ele seja pleno! E o que o ano de 2010 pode esperar da gente? Que também sejamos plenos. Que possamos nos doar mais, por inteiro, à obra e ao Senhor da obra, fazendo a Sua vontade e o Seu querer. Obedecendo os Seus mandamentos. Sendo fiéis a Deus em tudo.

Jovem, não seja um cristão pela metade, e que faz tudo pela metade. Seja um cristão por inteiro, pleno. Seja o melhor, faça o melhor, alcance a melhor nota e assuma a melhor posição. Seja 10!

Por isso, o nosso lema para o ano de 2010 é: "Em 2010 eu sou 10!!!"

Tome uma atitude! Compre essa idéia! Vista essa camisa! Viva de uma forma plena para Deus! Que Ele nos ajude e nos abençoe!

E por falar em camisa, estamos planejando confeccionar uma camisa para toda nossa juventude, a Juventude Sarada, com o nosso lema estampado nela. Para isso, eu preciso saber qual é o seu tamanho. Então, por favor, utilize o espaço dedicado aos comentários, dando o seu nome e o seu tamanho.

Um forte abraço!

Pr. Gabriel N. da Silva




Vídeo exibido no nosso 2º Culto Jovem do ano de 2009 - Culto do Amigo