domingo, 11 de abril de 2010

O QUE DEUS QUER DE NÓS?

Ontem, no nosso 1º Culto Jovem do ano de 2010, nós ouvimos uma mensagem abençoada. A nossa irmã Jesana, da Igreja Metodista Wesleyana em Praça Seca, foi quem ministrou a Palavra de Deus para nós. Leia e seja abençoado(a)!

O que Deus quer de mim e de você, jovem? Ele quer que nós o conheçamos (Os 6.3,6).

Mas, como nós podemos conhecer a Deus? Através de um relacionamento. Relacionamento resulta em conhecimento.

Um relacionamento precisa de diálogo. Nós não apenas clamamos a Deus, mas, também, ouvimos o que Ele tem a nos dizer (Jr 33.3).

Um relacionamento, também precisa de confiança. Na Bíblia, nós encontramos muitos exemplos de confiança, mas vamos citar apenas dois: Rute e Davi. Rute, uma jovem moabita, casou-se com um jovem judeu. Por conta dessa união, Rute agora fazia parte de um outro povo, e de uma outra família, com novos hábitos e costumes. Quando o seu sogro, cunhado e esposo morreram, ela teve a oportunidade de voltar para junto do seu povo, da sua família. Mas, Rute não quis. Ela preferiu continuar ao lado da sua sogra Noemi, por causa do relacionamento que elas adquiriram. Rute passou a confiar na sua sogra e no Deus dela (Rt 1.16,17). E o seu bisneto Davi, também confiava em Deus e na Sua justiça. Ao ser perseguido por Saul, sem motivo algum, por três vezes ele teve a oportunidade de matá-lo, mas não o fez. Por que? Porque Davi temia ao Senhor, e reconhecia que Saul era um ungido de Deus. Ele não fez justiça com as próprias mãos, porque confiava na justiça divina (1 Sm 24.12).

Um relacionamento sincero e verdadeiro resiste as circunstâncias. A Bíblia também nos dá alguns bons exemplos disso: Daniel e seus amigos, e José do Egito. Daniel e seus amigos preferiram não se contaminar com o manjar do rei, para manter o relacionamento que eles tinham com Deus. Mesmo estando em uma terra estranha, longe dos pais, da família, com toda dificuldade e perseguição, eles não abriram mão. Correram risco de vida, mas foram fiéis ao relacionamento que tinham com Deus. José do Egito, foi vendido pelos irmãos, caluniado, levado a prisão, e mesmo assim, nunca abriu mão de se relacionar com Deus.

Um relacionamento sincero e verdadeiro resulta em uma vida abundante. Ainda falando sobre José, a Palavra de Deus nos informa que ele era próspero. A Bíblia diz que ele era bem sucedido em tudo o que ele fazia, pois o Senhor estava com ele (Gn 39.2-5,23).

Jovem, que você possa atender ao convite feito pelo próprio Deus, através dos lábios do profeta Oséias: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...". Que você tenha mais intimidade com Ele.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

(Este texto foi baseado na pregação da Jesana, da Igreja Metodista Wesleyana em Praça Seca, no nosso 1º Culto Jovem do ano de 2010)