domingo, 7 de março de 2010

"IDE... ENSINAI... BATIZANDO-AS..." (Mt 28.19)

Hoje, vou pegar uma "carona" na Palavra que foi ministrada de manhã pela Andreia. Ela leu Mt 28.18-20, e falou sobre a Grande Comissão de Cristo a todos os seus seguidores, em todas as gerações. "Ide... ensinai... batizando-as...", estas três palavras constituem essa Grande Comissão.

O texto descreve a aparição de Jesus aos seus discípulos na Galiléia. Depois de haver ressuscitado dentre os mortos, Jesus ainda permaneceu na terra por quarenta dias, aparecendo e falando com os seus discípulos e muitos outros seguidores. Nesta ocasião, Jesus lhes declara que havia recebido todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18), mas esse poder não era somente para Ele. Nós, assim como os discípulos de Jesus, também temos esta promessa de poder e autoridade divinos para proclamar o evangelho por todo o mundo (Mt 28.19,20). Mas, antes disso, precisamos nos preparar. Como?! Através da oração e da Palavra de Deus.

Primeiro nós fomos chamados (Mt 4.19), para depois sermos enviados (Mc 16.15). Mas, entre o nosso chamado e o cumprimento do ide, ainda existe a capacitação. Existe uma frase muito conhecida, e dita entre os cristãos, que fala sobre isso: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os Seus escolhidos". A verdade é que nenhum de nós, no momento em que fomos chamados ou escolhidos, estávamos capacitados ou preparados para tão Grande Comissão. Todos nós tivemos que ser discipulados e ensinados, para depois irmos.

Depois de termos recebido a capacitação e o preparo, temos condições de ir e ensinar. Nós só podemos ensinar aquilo que sabemos. Quem um dia aprendeu e foi ensinado, tem condições de discipular e ensinar a outros que ainda estarão aprendendo. É discipulo fazendo discípulo, e ovelha gerando ovelha.

E por último, vem o batismo, que nada mais é que uma confirmação da fé em Jesus e do novo nascimento (Jo 3.3-7). Agora, que já conseguimos fazer discípulos e gerar ovelhas, temos a responsabilidade de conduzi-los até o batismo; pois de uma certa forma, direta ou indiretamente, tivemos uma participação no novo nascimento dessas pessoas.

Jovem, nisto se resume a Grande Comissão de Cristo: ir, ensinar e batizar. O que você tem feito? Creio que você já foi e tem sido chamado. Mas, e quanto a capacitação e o preparo, você tem buscado? Você tem feito discípulos, tem gerado outras ovelhas?

Pense nisso!

Parabéns Andreia!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva