segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AÇÃO DE GRAÇAS

Na quinta-feira passada, dia 25/11/10, os americanos celebraram o Dia de Ação de Graças. Mas, o que é o Dia de Ação de Graças?

"O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

Os primeiros dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra (Estados Unidos) eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento canadense em 1879. Em 1957, o governo canadense instituiu a segunda-feira da segunda semana de outubro como o Dia de Ação de Graças.

Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam o seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações.

No Brasil, o presidente Gaspar Duta instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês."

(Extraído)

Jovem, dar graças a Deus somente um dia do ano é muito pouco, diante do muito que o Senhor fez e continua fazendo por nós. O nosso Deus merece e deve ser agradecido diariamente, por Sua bondade, amor, misericórdia, alegria, paz, paciência, fidelidade, enfim, por todas as Suas bênçãos e favores não merecidos, que chegam até nós, através do Seu fluir em nossa vida. Seja grato a Deus e tribute a Ele o que lhe é devido, por tudo dê graças (1 Ts 5.18).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA