quarta-feira, 9 de junho de 2010

A PARÁBOLA DO SEMEADOR (Mt 13.1-23; Mc 4.1-20; Lc 8.4-15)

Em uma das primeiras postagens deste Blog, nós citamos que o nosso lema para o ano de 2010 é: "Em 2010 eu sou 10!!!"

Hoje, ao completarmos a centésima postagem, podemos declarar que o nosso Blog é 100!!! Glória a Deus!!! Aleluia!!! Graças a Ele, nós chegamos aqui.

Pensando sobre qual mensagem eu iria postar, me veio a mente um versículo que faz parte da Parábola do Semeador.

"Outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, a cem por um" (Lc 8.8).

Jesus frequentemente fazia uso das parábolas para transmitir os seus ensinamentos. Parábola é uma ilustração da vida cotidiana, que revela verdades a todo aquele que está com o coração disposto a ouvir, e, ao mesmo tempo, oculta estas mesmas verdades a todo aquele cujo coração não está preparado para receber tais ensinamentos (Mc 4.10-12).

A Parábola do Semeador descreve como o evangelho é recebido pelas pessoas. Podemos observar três verdades nesta parábola:
1) A conversão e a frutificação espiritual dependem de como a pessoa recebe a Palavra de Deus (Mc 4.14; Jo 15.1-10).
2) Existem diferentes tipos de reações ao evangelho, por parte das pessoas. Umas ouvem, mas não entendem (Mt 13.19; Mc 4.15). Outras crêem, mas depois se desviam (Mc 4.16-19). Outras perseveram e frutificam de diferentes maneiras (Mc 4.20).
3) Os adversários da Palavra de Deus são: Satanás, os cuidados deste mundo, as riquezas e os prazeres da carne (Mc 4.15,19; Lc 8.14).

O versículo que me veio a mente, fala justamente da semente que caiu em boa terra e, ao nascer, veio a produzir muitos frutos.

Nós sabemos que a semente é a Palavra de Deus, enquanto que a terra é o nosso coração. Os frutos são o resultado dessa semeadura.

Através deste Blog, nós também estamos lançando a melhor e mais preciosa de todas as sementes, que é a Palavra de Deus. Seja através das mensagens, dos vídeos, dos clip's ou das músicas, não importa como, estamos divulgando a Palavra. Nós só não sabemos em que tipo de terra, ou melhor dizendo coração, ela tem caído. Será que ela tem caído às bordas, e não tem atingido em cheio o seu coração? Será que ela tem caído num coração pedregoso e duro, totalmente insensível a Palavra? Será que ela tem caído num coração armado de pré-conceitos, valores e vãs filosofias? Ou será que ela tem caído num coração aberto, sensível e acessível a Palavra? Nós só temos um meio de saber: pelos frutos.

Jovem, o meu desejo é que, não somente este Blog, mas você também, venha produzir muitos e muitos frutos, a cem por um. Tudo para o louvor, a honra e a glória do nome de Jesus!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva