terça-feira, 12 de outubro de 2010

JESUS E AS CRIANÇAS

Hoje, dia 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças. Por isso, escolhi o texto abaixo, publicado no Boletim Informativo da nossa Igreja em 2009, em homenagem às nossas crianças.

"As histórias que relatam o relacionamento de Jesus com as crianças mostram a atitude positiva que Ele tinha para com elas. Ele recusou aceitar as atitudes da sociedade daquela época para com as crianças, a qual as considerava insignificantes e sem importância. Assim como Ele estava disposto a tocar os leprosos e a mulher impura, Ele também estava disposto a segurar uma criança para ensinar uma lição aos discípulos. O fato d'Ele permitir que as crianças se juntassem ao Seu redor foi uma demonstração de que elas realmente têm importância.

Leia Mateus 18.1-10 - Nesta passagem, Jesus transformou uma discussão que estava sendo mantida entre dois adultos orgulhosos que queriam saber quem era o maior no reino dos céus, em uma lição. Ele procurou mostrar que o Reino de Deus dá maior importância às pessoas mais humildes. Jesus identificou-se com a criança. "E qualquer que receber em meu nome um menino tal como este, a mim me recebe".

Leia Mateus 19.13-15 - Apenas alguns versículos depois, os mesmos discípulos tentaram evitar que as crianças se encontrassem com Jesus. Uma vez mais, Ele confirmou a importância dada às mesmas ao dizer: "porque dos tais é o reino dos céus".

Leia Mateus 21.15-16 - As autoridades religiosas desaprovavam o comportamento das crianças quando elas clamavam no templo: "Hosana ao Filho de Davi!" Jesus rapidamente defendeu as crianças e reconheceu a capacidade que elas possuem em compreender e compartilhar as verdades espirituais.

As ações de Jesus reforçam essas mesmas prioridades. Duas das três pessoas que Ele ressuscitou eram crianças: a filha de Jairo (Mc 5.21-43) e o filho da viúva (Lc 7.11-17). Ele usou um menino cuja disposição em compartilhar a sua comida revelou a dúvida dos discípulos e, como resultado disso, cinco mil pessoas foram alimentadas. O próprio Jesus nos dá um exemplo perfeito de desenvolvimento infantil: "E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele" (Lc 2.40). Sem dúvida, essas palavras simples deveriam nos guiar ao cuidarmos e apoiarmos todas as crianças, feitas à imagem de Deus."

(Este texto foi publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja, Nº 158, no dia 11 de outubro de 2009)

Feliz Dia das Crianças!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva