sábado, 30 de janeiro de 2010

UM ENCONTRO COM JESUS

Dos quatro evangelhos, somente o de João que relata estes dois encontros de Jesus, com duas pessoas tão diferentes: Nicodemos (Jo 3.1-3) e a mulher samaritana (Jo 4.5-7). Ambos tiveram um encontro com Jesus.

Notemos alguns contrastes interessantes entre eles:

Nicodemos, um homem judeu, mestre em Israel, encontrou-se com Jesus a noite.

A mulher samaritana, era uma simples mulher de Samaria, adúltera, que encontrou-se com Jesus ao meio-dia.

Nicodemos era um discípulo secreto, e não trouxe ninguém a Cristo.

A mulher samaritana confessou imediatamente a Jesus, e trouxe uma cidade inteira a Ele.

Ambos tinham algo em comum: Uma necessidade - O Espírito Santo
(Jo 3.5; 4.14). Nicodemos precisava nascer da água e do Espírito de Deus, e a mulher samaritana precisava beber da água que jorra para a vida eterna.

Nascer da água, se refere à obra purificadora do Espírito Santo no novo nascimento. Em Tt 3.5, Paulo fala da "lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo".

Água a jorrar para a vida eterna, é a água dada por Cristo. Significa a vida espiritual (Is 12.3). Para usufruir dessa água viva é necessário que a pessoa a "beba" (Jo 7.37). Esse "beber" não é um ato único e momentâneo, mas sim um beber progressivo ou repetitivo. Para beber da água da vida, necessário é estar junto à fonte da água da vida que é o próprio Cristo. Ninguém pode continuar bebendo dessa água, estando distanciado da fonte. Tal pessoa torna-se o que Pedro descreve como "fontes sem água" (2 Pe 2.17).

Nicodemos, como os demais doutores da lei, escribas e fariseus, falavam a respeito do que não sabiam, e testificavam do que não viam (Jo 3.10-12; 1 Co 2.14,15).

A mulher de Samaria e os samaritanos adoravam o que não conheciam (Jo 4.22).

Ambos precisavam ser regenerados, nascerem de novo. A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa, efetuadas por Deus e o Espírito Santo.

Nicodemos precisava se libertar da religiosidade, enquanto que a mulher samaritana precisava se libertar do adultério.

Jovem, Jesus é o presente de Deus (Jo 3.16). A vida eterna, é o dom gratuito de Deus (Rm 6.23). A fonte da água da vida, também é dada gratuitamente por Jesus, a todo aquele que tiver sede (Ap 21.6). Creia nisso!

"O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede venha; e quem quiser receba de graça a água da vida" (Ap 22.17)


Pr. Gabriel N. da Silva