quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AS VEREDAS ANTIGAS

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos" (Jr 6.16)

O profeta Jeremias dirige a Judá uma palavra de exortação e arrependimento. O povo desviou-se do caminho de Deus para a idolatria e a iniquidade, e Ele agora chama de volta às veredas antigas do Seu concerto e da Sua Lei.

Vereda significa senda, caminho estreito, rumo ou direção.

Deus estabeleceu a Sua Lei (Êx 20.1-17), em virtude do concerto que Ele fez com Abraão, Isaque e Jacó (Gn 26.3-5), e com o Seu povo (Êx 19.1-8; Dt 29.1).

Nos diversos concertos que Deus fez com o ser humano através das Escrituras, há dois princípios atuantes:
1) Era simente Deus quem estabelecia as promessas e condições do Seu concerto, e
2) Cabia ao ser humano aceitar por fé obediente essas promessas e condições.

Somente pela perseverança na obediência aos mandamentos do Senhor, e no oferecimento dos sacrifícios determinados por Deus no concerto, é que Israel continuaria como a possessão preciosa de Deus e igualmente continuaria a receber as Suas bênçãos.

Josué, no final da sua vida, conclamou todo o povo para uma última reunião com Israel, a fim de levá-lo a uma renovação do concerto (Js 24.14-25), voltando às veredas antigas. Porém, a história de Israel durante os tempos dos quatorze juízes foi marcada por uma série de quedas do povo de Deus no mesmo erro - a idolatria, seguidas por por invasões da Terra Prometida e servidão aos seus inimigos (Jz 2.11; 3.7,12; 4.1; 6.1; 10.6; 13.1). E assim continuou, até os dias de Jeremias.

Jovem, só existem dois caminhos (Mt 7.13,14). Um, conduz à perdição; outro, à vida abundante e eterna. Não despreze a Lei do Senhor, que é a Sua Palavra. Faça como o salmista (Sl 119.105). Ela o ajudará a trilhar pelo caminho bom. Não despreze o concerto do Senhor, através do sangue de Jesus. Ele te purifica de todo pecado (1 Jo 1.7). Examine-se para ver se você está caminhando pelo bom caminho. Ande por ele! Sempre em conformidade com a Palavra de Deus, lembrando-se sempre do Seu concerto.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva