terça-feira, 9 de março de 2010

UM CANTO NA NOITE (Sl 77.6a)

O sábio rei Salomão escreveu no livro de Provérbios "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam, encontram" (Pv 8.17). Todo aquele que verdadeiramente ama a Deus, O busca de todo coração (Jr 29.13), em qualquer hora ou lugar, e O encontra.

É muito fácil e comum cantar de manhã, durante o dia, quando o sol nasce, trazendo luz e calor à terra. É fácil elevar os corações com os pássaros, que parecem estar dando graças a Deus pelo novo dia. Mas de noite, quando o nosso espírito está mais fraco, mais desanimado, estamos rodeados pelas trevas e pelo silêncio. Então, a tristeza parece ou se revela de uma forma mais forte e intensa (Sl 30.5b). A noite é muito mais difícil de se achar motivos para cantar. Entretanto, existem alguns que conseguem cantar a noite. Vejamos alguns exemplos:

1. Eliú, um dos amigos de Jó, declarou que Deus nos inspira com canções de louvor durante a noite (Jó 35.10b).

2. O salmista também declara que durante a noite temos a canção do Senhor conosco (Sl 42.8b).

3. Em Is 30.29a, lemos que háverá um cântico entre nós na noite.

4. Na ocasião do nascimento de Jesus, os pastores que viviam nos campos, e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite, viram uma multidão de anjos, louvando a Deus, e dizendo: "Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem" (Lc 2.8-14).

5. Em At 16.25, encontramos Paulo e Silas em pleno cárcere, perto da meia-noite, orando e cantando hinos a Deus.

Tiago, irmão do Senhor, escreveu em sua epístola "Está alguém entre vós sofrendo? Ore. Está alguém alegre? Cante louvores" (Tg 5.13). Como pode, alguém depois de ter sido açoitado e encarcerado injustamente, perto da meia-noite, a hora mais escura da noite, encontrar disposição e forças para cantar? Qual é a fonte desta alegria? É Deus (Dt 10.21). É a fé na segura promessa do Pai.

Jovem, não importa o dia, a hora e nem o local. Seja qual for a circunstância ou situação, louve e adore ao Senhor!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva