terça-feira, 27 de setembro de 2011

A VERDADE SOBRE COSME E DAMIÃO

Hoje, dia 27 de setembro, crianças e adultos correm atrás dos doces e brinquedos que são dados em nome de São Cosme e Damião. Mas, existe uma triste realidade por trás disso tudo: falta-lhes o entendimento.

A VERDADE SOBRE COSME E DAMIÃO

"É costume no catolicismo transformar centenas de cristãos sinceros, que se têm revelado ao longo da história da Igreja, em personagens de devoção religiosa para uma massa de fiéis, que possui zelo de Deus, mas nenhum conhecimento de Sua Palavra. Paulo disse em sua carta aos Romanos: 'Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento' (Rm 10.2).

A consideração a que chegamos é que uma grande parcela dos fiéis, tanto do candomblé, quanto do catolicismo, buscam uma relação sincera com Deus. Mas, devido ao fato de terem aprendido, seja por amigos, familiares, ou pela doutrina da Igreja Católica, que Cosme e Damião podem influenciar a vida deles e a de seus filhos, recorrem, ao precisarem de ajuda, aos ensinamentos que ouviram. São sinceros no que fazem, por assim dizer, mas não agem 'com entendimento'.

O ensinamento de que o homem deve recorrer aos mortos para receber ajuda é amplamente divulgado pelo espiritismo e outras seitas por todo o mundo. É costume entre os católicos perguntarem: 'Por que as pessoas que foram tão boas não podem nos ajudar?'

Para o esclarecimento dos nossos leitores (e seguidores), e em resposta às seitas, vejamos alguns motivos porque ninguém deve praticar a consulta aos mortos:

1 - É uma prática proibida por Deus (Dt 18.9-11);
2 - Quem faz isso, não possui a Luz em si mesmo (Is 8.19,20);
3 - Os mortos não são os nossos mediadores (1 Tm 2.5).

Outros motivos dizem respeito ao fato de que não precisamos do auxílio deles. Vejamos porquê:

1 - Temos a confiança de que podemos nos aproximar diante de Deus e sermos socorridos por Ele (Hb 4.16);
2 - Jesus é o nosso intercessor (1 Tm 2.5);
3 - Todo aquele que nasceu de novo, pela fé, é chamado santo (Rm 1.7; Ef 3.8; 4.11,12);
4 - Cristo está o tempo todo intercedendo por nós (Hb 7.25).

Quando recorremos ao auxílio de algum 'santo' (neste caso, Cosme e Damião), isso implica que Cristo é insuficiente, tanto para salvar, como para abençoar as nossas crianças e os profissionais da área da medicina.

A adoração é uma forma de culto. O Senhor Jesus, citando a Lei, disse: 'Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto' (Mt 4.10). Não devemos ser levados por vâs filosofias (Cl 2.8), antes, prestar o nosso culto racional a Deus (Rm 12.1). Devemos, isso sim, nos desvencilhar dos preceitos dos homens (Mc 7.7), para não oferecermos a Deus um culto vão (1 Co 10.19,20).

Sabe qual é a má notícia sobre Cosme e Damião? É que eles não podem nos ajudar!

Sabe qual é a boa notícia a respeito de Cristo? É que Ele é 'o caminho, a verdade e a vida' (Jo 14.6)."

(Extraído da Internet, e publicado no Boletim Informativo da nossa Igreja, nº 206, no dia 26 de setembro de 2010)

Jovem, lembre-se: "uma grande parcela dos fiéis, tanto do candomblé, quanto do catolicismo, buscam uma relação sincera com Deus. Mas, devido ao fato de terem aprendido, seja por amigos, familiares, ou pela doutrina da Igreja Católica, que Cosme e Damião podem influenciar na vida deles e na de seus filhos, recorrem, ao precisarem de ajuda, aos ensinamentos que ouviram. São sinceros no que fazem, por assim dizer, mas não agem 'com entendimento' (Rm 10.2)". Deus tem nos dado esse entendimento, para passarmos adiante. Então, façamos isso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva




VÍDEO EXTRA