terça-feira, 16 de março de 2010

A CURA JUNTO AO TANQUE DE BETESDA (Jo 5.1-11)

Em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, havia um tanque com cinco entradas em volta, que em hebraico se chamava Betesda (casa de misericórdia). Ali, se concentrava uma multidão de doentes e enfermos, aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo a tradição, a agitação destas águas era provocada por um anjo, que se banhava ali. O primeiro doente a entrar na água ficaria milagrosamente curado.

Neste lugar, Jesus realizou um dos seus mais extraordinários milagres. Ele curou um homem, que esteve paralítico durante trinta e oito anos. Jovem, a quanto tempo você tem esperado pelo seu milagre?

A Bíblia diz que "a esperança demorada enfraquece o coração" (Pv 13.12). O paralítico não estava ancioso, esperando o movimento das águas, pois para ser curado ele precisaria ser o primeiro a entrar no tanque. Mas como ele conseguiria isso? Sozinho era impossível. Ele precisaria da agilidade e da solidariedade de alguém, coisas que ele não tinha. Por conta disso, lhe faltava também esperança.

Mas ainda há esperança (Jó 14.7-9).

Para ter esperança, é necessário:
1. Lembrar (Lm 3.21);
2. Ter o Senhor como nossa porção (Lm 3.24);
3. Ter o Senhor como alvo da nossa esperança (Lm 3.25);
4. Ter o Senhor como nosso salvador (Lm 3.26; sl 27.1,14; 40.1; 62.1,5).

Jesus, o Senhor da cura, estava em um lugar cheio de enfermos a procura de cura, mas nenhum deles O percebeu, pois estavam todos preocupados consigo mesmos, olhando e esperando o movimento milagroso das águas.

Betesda era um lugar de sofrimento comum, mas não de solidariedade. Era um lugar de competição. Não havia misericórdia em Betesda. Você sabe o que significa misericórdia? Compaixão suscitada pela miséria alheia.

Jesus teve misericórdia deste homem, e o curou da sua paralisia. E você, jovem, também tem usado de misericórdia para com o seu próximo? Você tem sido misericordioso? Você tem sido solidário?

Há muita gente esperando um milagre que poderia ser operado através da solidariedade. Assim como aqueles doentes no tanque de Betesda, nós não vemos uns aos outros, só o nosso umbigo. Todos nós podemos ser agentes de milagres através da solidariedade.

Jovem, Jesus é o "tanque de Deus" (Jo 4.10-14). Hoje em dia, a água curativa para a nossa vida não está mais em um tanque, mas no interior de um coração que tem fé, esperança e amor.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

P.S.: Enquanto eu digitava esse texto, me vieram a mente essas três canções do Ministério Diante do Trono. Creio que elas irão confirmar aquilo que Deus já tem ministrado ao seu coração.