segunda-feira, 2 de agosto de 2010

RESTAURANDO O NOSSO ALTAR (1 Rs 18.30-39)

Esta é uma das passagens bíblicas mais conhecidas. O confronto do profeta Elias com os 450 profetas de Baal, no monte Carmelo.

O profeta Elias estava indignado com a idolatria imoral e vil que Israel adotara. Ele então, desafia o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e também Baal. O pecado deles era o de terem o coração dividido, querendo servir a dois senhores. O próprio Cristo nos adverte contra essa atitude fatal (Mt 6.24).

Lendo o texto, nós podemos observar que Elias pede que sejam providenciados dois bezerros, para um único altar. O altar simboliza o coração do povo, que estava dividido entre o Deus verdadeiro e Baal (1 Rs 18.21).

Depois dos profetas de Baal invocarem o nome do seu deus, sem obterem nenhuma resposta, chega a vez de Elias. Ele convoca a todo o povo que se achegue a ele, e repara o altar do Senhor que estava quebrado. Elias também pode ser visto como um restaurador do concerto e da comunhão do povo com Deus. Ele era um profeta zeloso com as coisas de Deus, enquanto que os filhos de Israel derribaram os altares do Senhor e mataram os seus profetas à espada (1 Rs 19.10).

O altar quebrado simboliza o coração manchado pelo pecado de Israel, tais como a idolatria, imoralidade e prostituição. Reparar o altar, é o mesmo que confessar o pecado, arrepender-se do erro e pedir perdão.

Depois de haver reparado altar, e ter oferecido a oferta de manjares, a resposta ao clamor do profeta Elias veio como fogo do Senhor. O fogo do Senhor simboliza o Espírito Santo, que queima todo pecado.

Jovem, como está o seu coração? Esse é o tempo de Deus para restaurarmos o nosso altar, que é o nosso coração. Confessando o nosso pecado, nos arrependendo do erro e pedindo perdão. É tempo de nos humilharmos, de nos quebrantarmos diante de Deus, para que Ele venha, através do Seu Espírito, o fogo do Senhor, restaurar a nossa vida.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva