segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DIA 22 DE NOVEMBRO - DIA DA MÚSICA

Hoje, dia 22 de novembro, comemora-se o Dia da Música. No sábado passado, nós realizamos a nossa 5ª Festa da Música, com o tema "A Música em Salmos". Mas o que é Música?.

Música é a arte de manifestar os diversos sentimentos da alma humana através dos sons. A música é frequentemente mencionada na Bíblia, pois ela sempre fez parte da cultura hebraica.

O livro de Salmos é um hinário que nos exorta a cantar ao Senhor (Sl 149.1). Ele é composto de diversos cânticos e poesias, utilizados tanto no culto congregacional, quanto na devocional particular.

O título deste livro em hebraico significa "livro de louvores". Já os títulos gregos denotam um poema que deve ser acompanhado por um instrumento de cordas. Entretanto, o Saltério contém mais do que cânticos para o templo e hinos de louvor. Ele inclui lamentações, orações pessoais e patrióticas, petições, meditações, instruções e tributos.

A diversidade dos Salmos traz uma riqueza especial à sua qualidade como exemplos de adoração. Eles tratam de toda espécie de experiência humana. Falam de vitória e alegria, de medo e perseguição. Refletem as emoções de homens espirituais gozando da comunhão com o Criador, e de pecadores sentindo a falta dEle. Pedem bênçãos sobre os justos e punição dos ímpios. Podemos aprender muito com as diversas experiências de Davi, Asafe e outros salmistas de Israel.

Muitos Salmos louvam as qualidades de Deus, como o Salmo 93, que fala em poucos versículos da soberana majestade, do poder, da fidelidade, da santidade e da eternidade do Senhor. Vários Salmos destacam as características específicas de Deus, tais como a Sua justiça (Sl 96.13; 98.8,9), a Sua santidade (Sl 99) e a Sua misericórdia (Sl 136).

A leitura dos Salmos nos impressiona com a profunda espiritualidade do louvor.

Através dos Salmos, temos o privilégio de ver de perto o coração de homens que realmente exultavam a presença de Deus.

"Aleluia! Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor" (Sl 135.1).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva