sábado, 19 de fevereiro de 2011

A GRANDE COMISSÃO (Mt 28.18-20)

"A Grande Comissão é o comando que Jesus deu aos apóstolos, logo depois de ascender aos céus. Esse comando, praticamente, resume o que Jesus esperava que os apóstolos, e os Seus seguidores fizessem em Sua ausência.. No grego original, os únicos comandos específicos são 'IDE' e 'FAZEI DISCÍPULOS'. A Grande Comissão nos instrui a fazer discípulos, enquanto realizamos nossas atividades diárias.

Como devemos fazer discípulos? Batizando e ensinando tudo o que Jesus comandou. 'IDE' e 'FAZEI DISCÍPULO' são os comandos. 'BATIZANDO' e 'ENSINANDO' é a forma que devemos usar para fazermos discípulos.

A Competência do Comissionador (v.18) - Ele tem autoridade e todo o poder.

A Essência da Comissão (v.19) - Fazer discípulos. Jesus não mandou fazer fãs ou admiradores. Jesus quer seguidores, discípulos. E ser discípulo implica em:

1. Aborrecer (Lc 14.26) - O discípulo coloca seu relacionamento com Jesus acima de todos os demais relacionamentos.

2. Levar a cruz (Lc 14.27) - O maior significado da cruz é a morte. O velho homem precisa morrer, para o discípulo nascer.

3. Renunciar tudo (Lc 14.33) - Renúncia completa e entrega sem reservas.

O Alcance da Comissão (v.19) - Todas as nações, todas as etnias. Segundo o missiólogo Gilberto Pickering, há no mundo cerca de 6.000 etnias, das quais 200 encontram-se no Brasil. Deus ama a todas elas. O coração de Deus pulsa pelo mundo todo. Deus disse a Abrão: 'Em ti serão benditas todas as famílias da terra' (Gn 12.3). Em Ap 5.9 diz-nos que Deus comprou com o sangue do Seu Filho os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação. Jesus quer discípulos de cada etnia. At 1.8 costuma ser interpretado de forma errada. Não é primeiro aqui, e depois ali, mas tanto e quanto.

As Implicações da Comissão

1. Envolve a integração dos novos convertidos. A Igreja é importante. Não existe crente isolado, como não há membro fora do corpo.

2. Envolve ensino aos neófitos (novos convertidos):
2.1. Ensinar o que Jesus mandou, não achologia, modismo, tradição de homens. Todo o conselho de Deus (At 20).
2.2. Todas as coisas, não apenas as mais agradáveis.
2.3. A guardar, não apenas ter na cabeça, mas obedecer. O discípulo é aquele que obedece. Hoje, as pessoas querem conhecer, mas não querem obedecer. 'Vós sois meus discípulos (amigos), se fazeis o que eu vos mando' (Jo 15.14).

Motivos para Cumprir a Comissão

1. O poder de Jesus à nossa disposição (v.18) - Se Jesus tem todo poder e autoridade, não sobrou nada para o diabo. O diabo é astuto, ardiloso, sagaz, mas só Jesus é PODEROSO. O poder do diabo foi tirado (Cl 2), despojado, oco, vazio. O diabo não manda nem no inferno (Ap 1). As chaves do inferno estão nas mãos de Jesus. Toda a suprema grandeza do Seu poder está à nossa disposição (Ef 1.19). Estamos assentados com Cristo acima de todo principado e potestade.

2. A presença de Jesus (v.20) - Se Jesus está conosco, somos maioria absoluta.

3. A ordem de Jesus (v.19) - Se Ele mandou, cabe a nós obedecermos."

(Extraído da Internet)

Obs.: O texto acima, serviu de inspiração para a mensagem que eu preguei no 30º Aniversário da Igreja Metodista Wesleyana em Praça Seca, e para a aula da nossa E.B.D. no domingo passado.

A Grande Comissão, também faz parte da Tríplice Missão da Igreja (Adorar, Edificar e Evangelizar). Cumpra o IDE! Pois "a nossa única incumbência na terra é ganhar almas para o Senhor Jesus!" (John Wesley)

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva