segunda-feira, 19 de abril de 2010

ATITUDES DE UM CONQUISTADOR (Js 1.1-9)

Deus é um Deus abençoador! Essa é uma verdade expressa em toda a Bíblia. Desde a criação, o desejo de Deus sempre foi que nós tivéssemos uma vida abençoada. Quando Adão foi criado, Deus fez questão de dar a ele todas as condições para que ele fosse feliz. Plantou um jardim para colocá-lo ali, fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para mantimento, deu a ele autoridade sobre todos os outros seres criados e, até quando viu que Adão estava sozinho, providenciou uma companheira para ele. Tudo para que ele fosse feliz.

Esse é o nosso Deus! Ele também deseja que você tenha uma vida abençoada e alcance as promessas que Ele nos fez. Mas, as nossas atitudes podem ajudar ou atrapalhar o cumprimento das promessas de Deus. O mesmo Adão que foi tão abençoado por Deus, teve uma atitude de desobediência e colheu as consequências disso.

Jovem, a vida de Josué é um exemplo de alguém que alcançou as promessas de Deus, porque teve as atitudes corretas, mesmo em meio às dificuldades. Vejamos algumas atitudes desse conquistador que precisamos imitar:

1) Um conquistador se coloca na posição de discípulo - Antes de se tornar o grande líder do povo de Israel, substituindo a Moisés, Josué foi um discípulo fiel e próximo do seu líder. Josué era conhecido como o auxiliar de Moisés, porque estava sempre ao lado dele (Js 1.1). Ele recebeu de Moisés a incumbência de pastorear o povo e foi cheio do Espírito Santo mediante a imposição de mãos do próprio Moisés. Todos nós precisamos ser discipulados. Precisamos de alguém que seja mais experiente do que nós, para nos ensinar as verdades espirituais que ainda não conhecemos. O solitário não conquista nada. Em Êx 32, todo o povo se corrompeu, adorando a um bezerro de ouro, fabricado por Arão. Josué não participou dessa festa idólatra, porque ele estava ao lado do seu discipulador. Jovem, se você também quer conquistar as promessas de Deus, coloque-se na posição de discípulo.

2) Um conquistador tem uma visão diferenciada - Em Nm 13, Deus ordena a Moisés que envie um líder de cada tribo para ver (espiar) a terra que Ele daria ao Seu povo como herança. Essa terra era a terra prometida. Dentre os doze líderes que foram enviados, um deles era Josué. Ao voltar, todos eles concordaram que a promessa de Deus era excelente. Mas, dez deles, ao olharem para as dificuldades para conquistar a terra, deram um relatório pessimista ao povo. Josué tinha uma visão diferenciada. A visão de um conquistador não é uma visão equivocada, irreal ou ingênua. Josué sabia que era verdade o que aqueles homens estavam dizendo, mas ele também sabia que Deus era maior e que Ele poderia dar a vitória ao Seu povo. Todos nós temos lutas para enfrentar nesse tempo de conquista. Não vamos negar que as lutas existem, mas o que vai nos diferenciar é a nossa atitude. Jovem, os incrédulos e pessimistas não conquistam.

3) Um conquistador vai à guerra - Josué era um dos únicos remanescentes da geração que havia saído do Egito com Moisés. Por isso, além de ser o líder, ele também era um dos mais idosos no meio do povo. Mesmo assim, em nenhum momento ele deixou de ir à guerra. As conquistas narradas em seu livro mostram o próprio Josué na linha de frente das batalhas. Você não pode querer conquistar, se não sair pra guerra. Não basta ver os seus irmãos guerreando, sua igreja guerreando, enquanto você simplismente assiste. Um conquistador é aquele que "arregaça as mangas" e vai à luta. Jovem, não fique apenas pedindo que os outros orem por você. Ore você! Não fique apenas admirando aqueles que jejuam, que se empenham, que estão sempre dispostos. faça você o mesmo! Não fique esperando que Deus vá fazer tudo por você. Faça a sua parte!

Sigamos o exemplo de Josué, o conquistador. Coloquemo-nos na posição de discípulos, tenhamos uma visão diferenciada e vamos à guerra conquistar as promessas de Deus!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva