quarta-feira, 17 de março de 2010

PROCLAMANDO A SALVAÇÃO (Is 61.1-3)

Isaías (salvação do Senhor), filho de Amós, provinha de uma família influente de Jerusalém. Ele era um homem cultíssimo, e tinha o dom da poesia. Era familiarizado com a realeza. Foi estadista e também profeta. Profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. É visto, geralmente, como o maior dos profetas do Antigo Testamento. O profeta da redenção.

Em Is 6.1-8, nós encontramos o registro da sua chamada. Na ocasião, Isaías teve uma visão de Deus, foi purificado e recebeu uma chamada específica para pregar a Palavra de Deus a um povo espiritualmente cego, surdo e insensível.

A principal característica de Deus revelada a Isaías foi a Sua santidade (Is 6.1-3), que significa Sua pureza de caráter, Sua separação e Sua repulsa a tudo que é mau.

A santidade absoluta de Deus, assim como é nos céus, também deve ser proclamada na terra, na igreja. Quando Isaías contemplou a santidade de Deus, imediatamente reconheceu a sua própria imperfeição e impureza (Is 6.5). Reconheceu também, as consequências de ver Deus face a face (Êx 33.20) e ficou assombrado.

Deus, então, purificou os lábios e o coração de Isaías (Is 6.6,7), tornando-o apto à permanecer na Sua presença como servo e profeta do Santo de Israel. Somente depois de haver sido purificado é que Isaías foi designado profeta (Is 6.8,9). Esse trecho nos faz lembrar da Grande Comissão de nosso Senhor ressurreto, que também nos ordenou a proclamar o evangelho da salvação a todo o mundo (Mt 28.18-20). E o que é proclamar? Proclamar é anunciar em público e em voz alta.

Jovem, assim como a Isaías, o Senhor também tem nos revelado a Sua santidade. Através do sangue de Jesus, Ele também tem purificado os nossos lábios e o nosso coração, nos tornando aptos para entrarmos e permanecermos em Sua presença. Ele continua a perguntar: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?". Que a nossa resposta seja identica a de Isaías: "Eis-me aqui, envia-me a mim", pois o Senhor também conta conosco para proclamarmos a Sua salvação.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA