segunda-feira, 1 de março de 2010

PARABÉNS RIO!

Hoje, dia primeiro de março, é o dia do aniversário da nossa cidade maravilhosa. Mesmo completando 445 anos, "o Rio de Janeiro continua lindo". Apesar da violência, e de tantos outros problemas comuns a uma grande metrópole, não tem como deixar de gostar dessa cidade.

Neste último fim de semana, a nossa Igreja promoveu uma Campanha Evangelística, que teve como tema Ne 6.3b: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer".

O inverno estava chegando em 445 a.C. (esse número não me é estranho), e Neemias estava na cidadela em Susã, a sede do governo Persa. Ele era um dos judeus que ainda moravam fora do seu país, 90 anos após a volta de Zorobabel para reconstruir o templo e repovoar a cidade de Jerusalém. Ele era copeiro do rei, uma pessoa respeitada pelo homem mais poderoso do mundo, em sua época.

Ao ser visitado pelo seu irmão Hanani, Neemias toma conhecimento do triste estado em que seu povo se encontrava. Extremamente preocupado com o bem-estar dos seus parentes e compatriotas, Neemias chorou, jejuou e orou ao Senhor. Ele baseou suas petições nas grandes promessas de Deus, certo da Sua fidelidade em cumprir a Sua palavra. Vejamos, passo a passo, o que ele fez:

1. Ele se interessou pelo bem-estar do seu povo (Ne 1.2) - Mesmo distante, morando fora do seu país, Neemias demonstrou interesse e preocupação pelo seu povo.

2. Ele se sensibilizou com o sofrimento do seu povo (Ne 1.4) - Ao saber da triste situação em que Jerusalém e o seu povo se encontravam, Neemias não se demonstrou indiferente.

3. Ele orou e agiu (Ne 1.4-2.11) - Neemias entendia o significado da palavra oração, que é orar e agir. Ele não ficou sentado e de braços cruzados. Ele fez a sua parte, como também se precaveu.

4. Ele era um homem forte e exemplar - Neemias teve força de vontade, para mudar a situação em que o seu povo se encontrava, e também, deu um bom exemplo a todos.

5. Ele realizou uma reforma física e espiritual - Neemias não só reconstruiu a cidade, como também, restaurou vidas, famílias e a comunhão do povo com Deus.

Jovem, Deus também conta conosco para fazermos uma grande obra (Mt 28.19,20; At 1.8). Mas, é importante observar, que antes de alcançarmos todas as outras nações, até os confins da terra, precimos alcançar aqueles que estão bem próximos de nós. Assim como Neemias, precisamos demonstrar mais interesse pelo bem-estar do nosso povo. Precisamos nos sensibilizar mais com o sofrimento da nossa gente. Devemos orar e agir mais em favor da salvação da nossa cidade. Devemos ter força de vontade e dar um bom testemunho por onde passarmos, pois temos a missão de restaurar a nossa cidade. E que este seja o nosso presente de aniversário para o Rio de Janeiro.

Parabéns Rio!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

(Este texto foi baseado na pregação do Ev. Fernando Cesar, da Igreja Batista Missionária Betel)