quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A ÓPTICA DE DEUS - ME VENDO COMO DEUS ME VÊ

Hoje, nós vamos falar sobre um dos nossos cinco sentidos: a visão. Enquanto que a visão do homem é limitada, a visão de Deus vai mais além (1 Co 2.9-16).

O que é óptica? Óptica, segundo o meu Minidicionário Aurélio, é a maneira de ver, de julgar, de sentir. Isso tudo está ligado ao sentido da visão. A forma como eu vejo ou encaro as pessoas, os problemas e as situações. A forma como eu julgo as pessoas e suas ações. As emoções que eu sinto ao ver uma determinada cena ou imagem. Isso tudo é óptica.

Após rejeitar a Saul como rei de Israel, o Senhor envia o profeta Samuel à casa de Jessé, para ungir um novo rei (1 Sm 16.1-13). Mesmo sentindo dó de Saul e temendo ser vítima da sua ira, Samuel obedece ao Senhor. Ele enche o seu vaso de azeite, e como pretexto, toma uma bezerra nas mãos, para ir à casa de Jessé sacrificar ao Senhor.

Quando Samuel chegou à casa de Jessé, logo descobriu que teria que resolver um problema maior do que esperava. Jessé tinha muitos filhos, jovens, altos, fortes e simpáticos. Como ele (Samuel) saberia quem Deus escolhera para ser o próximo rei de Israel?

Sem revelar a ninguém o verdadeiro propósito de sua vinda, depois do sacrifício, Samuel pede a Jessé que lhe apresente seus filhos. O primeiro foi Eliabe, o mais velho. A Bíblia nos diz que ele era jovem, alto e de boa aparência, e Samuel achou que era o rapaz ideal. Mas Deus disse: "Não atentes para sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei..." (1 Sm 16.7a). A Bíblia não relata exatamente por que Deus rejeitou a Eliabe, mas declara que a óptica de Deus é diferente da do homem. Enquanto o homem vê o exterior, a aparência, a imagem, o reflexo; Deus vê o coração, o interior, os pensamentos e os sentimentos (1 Sm 16.7b). Deus também não nos julga pela nossa aparência, porque Ele sabe, melhor do que ninguém, que as aparências enganam.

A Bíblia também nos declara que os pensamentos e os caminhos de Deus não são os do homem natural (Is 55.8,9). Mas a mente e o coração podem ser renovados e transformados quando se vive para Deus (Rm 12.1,2).

Então, Jessé chamou seu segundo filho, Abinadabe. Mas enquanto Samuel o saudava calorosamente, Deus lhe sussurrou que tão pouco escolhera a ele também. Depois foi apresentado Sama, e outra vez aconteceu a mesma coisa (1 sm 16.8,9). Jessé, então apresentou seu quarto filho, depois o quinto, o sexto e o sétimo. Mas à medida que os rapazes foram sendo apresentados a Samuel, Deus foi lhe dizendo: "Este não", "Este não", "Este não". Deus rejeitara os sete filhos de Jessé, mas ainda restava o menor, o que estava apascentando as ovelhas (1 Sm 16.10,11).

A Bíblia diz que Davi era "ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença" (1 Sm 16.12). Apesar de ter sido esquecido e desprezado pela sua própria família, Deus o escolheu. Já em tenra idade, ele cultivava um coração voltado para Deus como seu pastor espiritual (Sl 23). O fiel coração de Davi diante de Deus foi a razão da sua escolha, por Deus, para ser o próximo rei de Israel. Ele é mencionado como um homem conforme o coração de Deus (1 Sm 13.14).

Apesar de ter sido desprezado pelo seu próprio irmão (1 Sm 17.28), pelo seu adversário (1 Sm 17.42), e até mesmo por sua própria esposa (2 Sm 6.16), Davi sabia o que fazer para não ser desprezado por Deus e atrair o Seu olhar para ele (Sl 51.17). Davi conhecia a óptica de Deus (Sl 11.4; 32.8; 33.18; 139.16). Deus, na Sua onipresença e onisciência, consegue enxergar o futuro, o oculto, o secreto. Os Seus olhos contemplam tudo (Jó 34.21; Pv 15.3).

Jovem, o olhar do homem o induz a fazer um mau julgamento, pois ele só consegue vê o exterior. Mas o olhar de Deus sonda e conhece o interior (Sl 139.23,24). Como você tem se visto? Como Deus te vê? Saiba que, assim como Davi, o Senhor nos escolheu (1 Co 1.27-31), e nós somos dEle (1 Pe 2.9,10).

E por falar em visão, quero aproveitar a oportunidade, para pedir a todos que estejam orando pelo nosso irmão Alexander. Ele estará viajando para São Paulo, para fazer um transplante de córneas. Vamos todos interceder, pela cirurgia e a recuperação do nosso irmão.

Alexander, Deus é contigo!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva