segunda-feira, 7 de março de 2011

A GUERRA DA CARNE CONTRA O ESPÍRITO

Por todo o Brasil, os últimos dias tem sido dedicados a festa da carne, mais conhecida como o carnaval. Segundo o nosso Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, são os três dias precedentes à quarta-feira de cinzas, dedicados a várias sortes de diversões, folias, folguedos. Pesquisando sobre o assunto em uma outra enciclopédia, vemos que o período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".

Na realidade, tudo o que menos se vê nessa época, são pessoas que negam a sua própria carne. Muito pelo contrário, elas se entregam de corpo e alma, cada vez mais, as suas próprias concupiscências. E o que a Bíblia nos fala sobre isso? Ela nos fala sobre uma guerra, uma batalha constante que todo ser humano, inclusive o cristão, enfrenta todos os dias. A guerra da carne contra o Espírito.

A GUERRA DA CARNE CONTRA O ESPÍRITO

"Segundo o texto bíblico em Gl 5.16-26, temos uma batalha a ser travada 24 horas por dia sem descanso. O primeiro inimigo do cristão é ele mesmo. Nossa natureza carnal é inimiga dos desígnios de Deus e se rebela contra Sua Palavra (Rm 8.7). Passamos a viver numa luta interna e, como ensina a Bíblia Sagrada, precisamos mortificar nossos membros para o pecado. Reconhecemos que quando Deus criou o homem, deu a ele a possibilidade de se comunicar com o sobrenatural, ou, com o mundo espiritual. O apóstolo Paulo é enfático em afirmar, que há uma oposição de um contra o outro (carne e Espírito), para que não faça aquilo que o outro quer fazer. O homem que se deixa dominar pela carne, fala segundo a carne, vive segundo a carne, tem reservado para ele a morte. O homem que mortifica sua carne para viver segundo a Palavra de Deus encontra a vida (Rm 6.11).

Muitos de nós temos vivido num dilema em relação a nossa vida espiritual. Estamos muito presos a um corpo físico, e isso tem nos deixado com sérias dificuldades para estabelecermos uma vida espiritual abundante na presença do Senhor. Fomos acostumados a nos mover com a carne, mas não com o Espírito (1 Co 2.15). Falhamos muitas vezes em nossas tentativas de buscar a Deus, e ficamos frustrados pelo momentâneo fracasso. Parece existir uma barreira nos impedindo de crescer em experiências com Deus (Is 59.2). Por que isso acontece? Precisamos analisar melhor a Palavra. A carne nos afasta de Deus, pois é amiga do pecado. Desta forma, a carne nos aproxima de Satanás. Para que venhamos a ter maior comunhão com o Espírito Santo de Deus em nossa própria vida, é necessário rejeitar os desejos da nossa carne. Não estar debaixo da lei que gera a morte: a lei do pecado. Nós não podemos andar pelo que vemos ou pelo que sentimos, mas temos que andar pelo que cremos! Quando descobrimos que só teremos o verdadeiro avanço espiritual, que tanto almejamos, quando formos espirituais no ver, falar, ouvir, sentir e agir; então começaremos a fluir dentro do rio do Espírito (1 Co 2.12-14). A Bíblia fala para que nós não venhamos a ter assossiação, intimidade, amizade, convívio, com pessoas que são devassas, avarentas (idolatram o dinheiro), maldizentes, beberrões, ladrões (1 Co 2.11). Precisamos buscar ser dirigidos pelo Espírito Santo, fortalecendo o nosso homem espiritual com a Palavra de Deus, se despojando do velho homem (Ef 4.22). Temos que andar revestidos de uma nova mente, segundo Deus, em justiça e santidade (Ef 4.23).

Não podemos vencer a batalha contra a carne se entristecermos o amado Espírito Santo, no qual estamos selados para o dia da redenção. Precisamos ser perseverantes e caminhar para o alvo da soberana vocação que está em Cristo Jesus. A vitória sobre a carne simboliza retomada de poder contra o diabo. Diga não às obras da carne, e sim ao controle do Espírito Santo sobre a sua vida. O alvo se aproxima a cada dia que conseguimos vencer a carne. Não desista! Vá em frente! Busque as coisas lá do alto, e prossiga para o alvo (Fl 3.13,14)."

(Este texto foi extraído da internet, e também publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja, de Nº 174, no dia 07 de fevereiro de 2010)

Jovem, não dê lugar a carne, mas dê lugar ao Espírito! Busque o Batismo com o Espírito Santo! Busque os Dons Espirituais! Procure estar sempre cheio do Espírito Santo de Deus, e você será vitorioso nessa batalha. Creia nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA