terça-feira, 20 de julho de 2010

A VERDADEIRA AMIZADE E O VERDADEIRO AMIGO (1 Sm 18.1-4)

O dia em que Davi matou Golias foi um dos mais decisivos de sua vida. Para começar, já não voltou a cuidar das ovelhas de seu pai (1 Sm 18.2). Tornou-se, de repente, um herói nacional. O rei e o povo o admiravam (bem mais o povo, que o rei). Jônatas, o filho de Saul, chegou a querê-lo tanto bem, que "se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também os seus vestidos, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto" (1 Sm 18.4). Isso tinha uma grande importância naqueles dias. Jônatas estava se desarmando e se despindo diante de Davi. É exatamente isso, que nós também devemos fazer diante dos nossos amigos. Se desarmar, significa não apresentar qualquer tipo de resistência ou desconfiança. Se despir, significa se mostrar transparente, revelar segredos, dar intimidade.

A Bíblia relata que "Jônatas e Davi fizeram uma aliança, porque Jônatas o amava como à sua própria alma" (1 Sm 18.1,3). Fazer uma aliança, é o ato ou efeito de aliar-se, associar-se, unir-se a outro para uma ação comum (Minidicionário Aurélio).

Amizade é o sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes, nem amantes (Minidicionário Aurélio). Em Pv 18.24, nós encontramos o sábio Salomão declarando que existem amigos que são mais íntimos do que muitos irmãos.

No vocabulário grego, existem três palavras diferentes para três tipos de amor:
1) Ágape - É o amor espiritual, está associado ao espírito.
2) Filos - É o amor fraterno, entre irmãos e amigos, está associado à alma.
3) Eros - É o amor carnal, está associado ao corpo, ao sexo.

O amor que havia entre Jônatas e Davi era o amor Filos, o amor entre amigos (1 Sm 18.1; 20.17). Não era o amor Eros. A relação de amizade, companheirismo, confiança e cumplicidade que havia entre eles, era maior que para com as suas mulheres. Em 2 Sm 1.26, Davi fala dessa grande amizade que existiu entre eles, em termos de mútua admiração, dedicação e união de propósitos. Jônatas aceitou sem inveja, nem amargura, a escolha que o Senhor fez por Davi, como o próximo rei de Israel (1 Sm 20.13-16).

Jovem, a amizade que unia Jônatas e Davi era sincera e verdadeira, mas a Bíblia também nos dá exemplos de falsas amizades: Jó estava cercado por falsas amizades, por falsos amigos (Jó 6.14,27; 16.20); Davi também foi uma vítima dos falsos amigos e das falsas amizades (Sl 41.9; 55.13) e até Jesus foi traído por um falso amigo (Mt 26.47-50). Mas, ela também nos apresenta o melhor e maior de todos os amigos: JESUS. Jesus, como um verdadeiro amigo, deu a sua própria vida por nós (Jo 15.13), enquanto nós ainda éramos seus inimigos. Jesus, como um verdadeiro amigo, não esconde nada de nós (Jo 15.15). Jesus, como um verdadeiro amigo, se preocupou conosco e orou por nós (Jo 17.20).

Deus sempre se mostrou interessado em ser nosso amigo. O segredo para se conquistar a Sua amizade é fazer o que Ele nos manda (Jo 15.14). Sigamos o exemplo de Abraão, que por sua fé obediente foi chamado "amigo de Deus" (Tg 2.23).

Jovem, que neste dia, em que nós comemoramos o Dia do Amigo, você descubra que "não existe nada melhor do que ser amigo de Deus".

Feliz Dia do Amigo!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA