sábado, 7 de agosto de 2010

O JOVEM E AS SUAS ATITUDES

Ontém, eu estive pregando na Semana da Juventude, na Igreja Presbiteriana em Vila Tiradentes, em São João de Meriti. O tema escolhido por eles foi Atitude, e a mensagem que eu preguei foi sobre O Jovem e as suas Atitudes.

Quando o assunto é jovem, a primeira referência bíblica que me vem a mente é 1 Jo 2.14b, que diz: "Jovem, eu vos escrevi porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno". Com base neste versículo, vejamos algumas atitudes que devem fazer parte da vida de todo jovem cristão:

1) Esperar - O apóstolo João declara ter escrito para nós, jovens, porque nós somos fortes. Sabemos que a força é uma das principais características da juventude. Mas, até mesmo os jovens se cansam e se fadigam (Is 40.30), pois a força física é limitada. Mas, os que esperam no Senhor, tem as suas forças renovadas (Is 40.31). O segredo está na atitude de Esperar, confiar, descansar no Senhor. Mas, quem é que gosta de esperar? Ninguém! Não importa a idade, a verdade é que ninguém gosta de esperar. Ainda mais hoje, nos nossos dias, com a tecnologia avançada a favor do homem moderno. E o homem moderno é imediatista, quer tudo pra já, pra agora, em tempo real. Mas o salmista nos ensina, que devemos esperar com paciência no Senhor (Sl 40.1). É o inverso de viver ancioso, preocupado com o dia de amanhã. É lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque é Ele quem cuida de nós (1 Pe 5.7). O nosso tempo, também não é o tempo de Deus. Ele tem o Seu próprio tempo, e o sábio Salomão, no livro do Pregador ou Eclesiastes, escreveu: "Tudo fez Deus formoso no seu tempo..." (Ec 3.11). Neste mesmo capítulo, nós lemos que existe um tempo determinado por Deus para todas as coisas acontecerem (Ec 3.1). Cabe a nós tomarmos uma única atitude: Esperar no Senhor. E aí, jovem, você tem esperado no Senhor?

2) Guardar a Palavra de Deus - O segundo motivo que levou o apóstolo a escrever para nós, jovens, foi que a Palavra de Deus permanece em nós. A segunda atitude que nós podemos destacar aqui, é Guardar a Palavra de Deus. Guardar significa observar, reter. Devemos seguir a orientação de Deus para Josué (Js 1.7,8), o exemplo do salmista (Sl 119.11) e o conselho do sábio Salomão (Pv 3.1,2). As consequências são as melhores possíveis: vida longa e prosperidade. Devemos ser, também, não apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra (Mt 7.24-27; Rm 2.13; Tg 1.22). Se quisermos, realmente, vencer o maligno, precisamos ter e fazer uso da Palavra de Deus, pois ela é uma das mais poderosas armas espirituais que nós temos a nossa disposição (Ef 6.18). E aí, jovem, você tem guardado a Palavra de Deus?

3) Por último, o apóstolo diz que escreveu para nós, jovens, porque nós temos vencido o maligno. Mas, para isso, precisamos tomar algumas outras atitudes, além de Esperar e Guardar a Palavra de Deus. Precisamos ter Fé (1 Jo 5.4), pois ela é a vitória que vence o mundo, que já está no maligno (1 Jo 5.19); precisamos nos Sujeitar a Deus e Resistir ao diabo (Tg 4.7), pois tais atitudes fazem com que o diabo fuja de nós; precisamos Vigiar e Orar (Mt 26.41; Mc 14.38), para não cairmos em tentação; precisamos Tapar as Brechas (1 Pe 5.8), para o mal não entrar; e por último, Perseverar em Oração (Ef 6.18).

A Bíblia nos conta a história de um jovem religioso e rico, que por não tomar as atitudes corretas, deixou de seguir a Jesus (Lc 18.18-23). E você, jovem, quais tem sido as suas atitudes? Saiba que, "Atitudes podem mudar a sua vida e a vida de outras pessoas".

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA