quarta-feira, 10 de março de 2010

O DIA DO SENHOR (Jl 2.28-31; At 2.16-20)

Hoje, nós iremos falar sobre uma expressão bíblica, que foi utilizada por dois grandes homens de Deus: o profeta Joel e o apóstolo Pedro. Ambos falaram e escreveram sobre "o dia do Senhor", mas com uma visão diferente.

Joel, cujo nome significa "o Senhor é Deus", falou e escreveu em virtude de duas calamidades naturais, e da iminência de uma invasão militar estrangeira. A ocasião imediata para o livro do profeta, que tem por tema "O Grande e Terrível Dia do Senhor", foi uma invasão de gafanhotos e uma seca severa que, combinadas, devastaram o Reino de Judá. O propósito do profeta neste livro era tríplice:
1. Juntar o povo diante do Senhor numa grande assembléia solene (Jl 1.14; 2.15,16);
2. Exortar o povo a arrepender-se e voltar-se humildemente ao Senhor Deus com jejuns, choro, pesar e clamor por Sua misericórdia (Jl 2.12-17);
3. Registrar a palavra profética ao seu povo por ocasião de seu sincero arrependimento (2.18-3.21).

No Antigo Testamento os "últimos dias" eram tidos como o tempo em que o Senhor agiria poderosamente, julgando o mal e concedendo salvação ao Seu povo. Já o Novo Testamento revela que os "últimos dias" começaram com a primeira vinda de Cristo e o derramamento inicial do Espírito Santo sobre o povo de Deus, e que terminarão com a segunda vinda do Senhor.

O "dia do Senhor" na visão do profeta Joel seria "grande e terrível" (Jl 2.31), e na visão do apóstolo Pedro seria "grande e glorioso" (At 2.20). E para você, jovem, como será o "dia do Senhor"? Será "grande e terrível" ou "grande e glorioso"?

Para aqueles que esperam pela justiça e o julgamento de Deus, dependendo da Sua sentença, será "grande e terrível". Mas, para aqueles que estão preparados, como uma noiva ataviada e adornada (igreja), aguardando a chegada do noivo (Cristo), será "grande e glorioso".

Será que nós já estamos preparados para o "grande e glorioso dia do Senhor"?

O profeta Joel descreveu algumas consequências do derramar do Espírito Santo sobre toda a carne como alguns dos acontecimentos que antecederão o "dia do Senhor":
1. "Vossos filhos e filhas profetizarão" (profecia é o uso da nossa voz para o serviço e a glória de Deus sob o impulso direto do Espírito Santo);
2. "Vossos velhos terão sonhos";
3. "Vossos jovens terão visões";
4. "Sobre meus servos e minhas servas derramarei do meu Espírito, e eles profetizarão";
5. "Sinais nos céus e sobre a terra".

Jovem, como será o "dia do Senhor" para nós? Será que nós já estamos realmente preparados para o "grande e glorioso dia do Senhor"? Os nossos filhos estão profetizando, os nossos velhos estão sonhando, nós estamos tendo visões?

Prepara-te jovem para encontrares com o teu Deus!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

(Este texto foi baseado em uma das pregações do Pb. Sandro, Líder da Juventude da Igreja Batista Missionária Betel)



VÍDEO EXTRA