quarta-feira, 9 de março de 2011

INVEJA, UMA PEDRA DE TROPEÇO NA VIDA DE UM ADORADOR

No dia 13 de fevereiro de 2011, eu tive a oportunidade de compartilhar com toda Igreja, essa mensagem que postei aqui. Fala sobre uma triste experiência, que um grande adorador viveu.

No Salmo 15, Davi faz uma pergunta ao Senhor: "Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?" (v.1). Logo em seguida, o próprio Davi, nos apresenta a resposta que o Senhor lhe deu: "Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente" (vv.2-5). E ele conclui o salmo, declarando: "Quem assim procede nunca será abalado!" (v.5b).

Resumindo, podemos concluir que não tem acesso ao santuário e ao monte santo do Senhor, todos aqueles que não têm as mãos limpas (que não é íntegro e justo) e que não têm o coração puro (que não é limpo e sincero de coração). Por isso, devemos fazer um auto exame diário dos nossos atos, confessar os nossos pecados, abandoná-los e esforçar-nos sempre em Cristo, afim de que sejamos aceitos diante dEle, em Sua presença. Independente das circustâncias e das adversidades da vida, se agirmos assim, jamais seremos abalados, pois aqueles que confiam no Senhor permanecem para sempre (Sl 125.1).

Mas, a Bíblia nos fala sobre um adorador, que desviou os seus olhos do alvo da sua adoração, para olhar a prosperidade dos ímpios. No Salmo 73, que é um salmo de Asafe, encontramos registrado o "tristemunho" desse adorador, que tropeçou neste sentimento e, que por muito pouco, não o fez escorregar, ocasionando a sua queda: a inveja.

A inveja é o desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade do outro. Ela gera um desejo violento de possuir o bem alheio, que é a cobiça. Coisas que deixam o nosso coração sujo e nos afasta da presença de Deus. Sentimento que fez com que Caim sujasse as suas mãos de sangue, matando o seu próprio irmão Abel. E o Senhor nos declara, em Sua Palavra, que este pecado já estava à porta do coração de Caim, com o intuito de possuí-lo e dominá-lo. Caim deixou que a ira e a inveja tomassem conta do seu coração desde cedo. Isso nos ajuda a entender, porque Deus havia rejeitado a sua oferta.

Asafe era um dos profetas do rei Davi, responsável pela adoração, e vivia constantemente no santuário de Deus. Mesmo assim, ele também não conseguiu manter puro o seu coração (Sl 73.13), pois deu lugar a inveja. A sua boca, com certeza, deixou de adorar. Com o coração cheio de inveja, ela só conseguia fazer uma coisa: murmurar. Asafe só reclava e falava mal dos ímpios. Indgnado, ele se questionava e não conseguia entender porque os ímpios, em comparação aos justos, prosperavam tanto. Ao invés de adorar e ser grato a Deus por todos os Seus benefícios, ele preferia chorar as suas misérias, deixando-se abalar por elas. Ele deixou de fazer o que está escrito em Fp 4.8,9 (leia).

Até que um dia, totalmente cansado e desgastado pela insistente tentativa de entender a prosperidade dos ímpios, Asafe entrou no santuário de Deus com outro foco. Foi então, que ele compreendeu o destino dos ímpios (Sl 73.17-20). Ele também reconheceu a condição em que o seu coração se encontrava diante de Deus (Sl 73.21), amargurado e com inveja. Ele também se arrependeu das suas atitudes e aprendeu a valorizar a presença de Deus (Sl 73.22-26), como o seu bem maior e a sua herança. Ele também conclui, que todos aqueles que se afastam da presença de Deus perecem (Sl 73.27), e que a melhor coisa é estar perto de Deus, fazendo dEle o seu refúgio e proclamar todos os Seus feitos (Sl 73.28).

Jovem, não se aborreça por causa dos homens maus, e não inveje a prosperidade dos ímpios. "A inveja mata, destrói, corrói, mói, dói"! Ela é uma pedra de tropeço, que pode te fazer escorregar e cair, afastando você da presença de Deus. Entenda que o fim dos ímpios é como o da relva verde, logo murcham. Não use a sua boca para murmurar ou falar mal dos outros. Lembre-se que você também é um profeta do Rei dos reis. Você é boca de Deus nessa terra, para sua geração! Confie no Senhor e faça o bem! Deleite-se no Senhor, e Ele satisfará o desejo do teu coração! Medite em todo o Salmo 37 e adore ao Senhor!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva