segunda-feira, 5 de abril de 2010

A ALEGRIA DA SALVAÇÃO (Sl 51.10-12)

Depois de três dias retirado em Tinguá, participando do Acampamento Missionário Betel 2010, estou aqui, para postar a mensagem que preguei lá, no dia 02/04/10, no Culto de Abertura.

O que é alegria? É a manifestação de contentamento e júbilo. Prazer moral. Regozijo. Satisfação. Divertimento, festa. Acontecimento feliz. Forte impressão de prazer causada pela posse de um bem real ou imaginário.

A nossa alegria, geralmente, está condicionada ao tipo de circunstância ou situação que estamos vivendo. Um bom exemplo disso, nós encontramos registrado na Bíblia, quando o povo de Israel viveu dois momentos totalmente distintos:
1. No cativeiro (Sl 137.1-4)
2. Livre do cativeiro (Sl 126.1-3)

Após haver cometido o pecado da cobiça, do adultério e do homicídio, e ter sido repreendido pelo profeta Natã, Davi, o homem segundo o coração de Deus, se arrepende amargamente, confessa e pede perdão pelos seus pecados. Observe o pedido que ele faz no versículo 12: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação...". Davi precisava ser restituído, ser ressarcido, pelo Senhor, da alegria da salvação.

Como recebemos a alegria da salvação?Quando aceitamos e confessamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador da nossa alma (1 Jo 4.15). Imediatamente, recebemos o Espírito Santo dentro de nós. Ele passa a fazer morada em nosso coração, e gera em nós a alegria da salvação.

O que nos faz perder a alegria da salvação?
Quando pecamos, entristecemos o Espírito Santo de Deus. Em Rm 3.23 está escrito que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". O que nos separa da presença de Deus é o pecado. Não pode haver comunhão entre a luz e as trevas, o pecado e o Espírito Santo. E o que estava fazendo Davi perder a alegria da salvação era justamente isso: os seus pecados não confessados. Isso, não somente estava lhe fazendo perder a alegria da salvação, como também a sua saúde física (Sl 32.1-7).

O diabo, também, tem feito muitos cristãos perderem a alegria da salvação. Em Jo 10.10 diz que ele veio para roubar, matar e destruir. E é justamente isso que ele tem feito, ele tem roubado, matado e destruído a alegria de muita gente. Outras vezes, ele também age como acusador, apontando e acusando os filhos de Deus. Mas, lembre-se do que o apóstolo Paulo escreveu em Rm 8.31-39. Deus é por nós!

O que devemos fazer para não perdermos a alegria da salvação?
1) Permitir que o Espírito Santo habite em nós (1 Co 3.16; 2 Co 6.16).
2) Permitir que Ele gere em nós o Seu fruto, que possui nove gomos (Gl 5.22) e um deles é o gomo da alegria.
3) Confessar os nossos pecados (1 Jo 1.9).
4) Entender que a alegria da salvação é ultracircunstancial (At 16.25; Fp 4.4,12,13).

Jovem, se o diabo e o mundo lhe apresentarem mil motivos para chorar, os apresente um único motivo para sorrir: o seu nome está escrito nos céus (Lc 10.20b). Você tem a alegria da salvação dentro do seu coração!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA