sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

OBEDECER É MELHOR (1 Cr 13.1-14)

Ontém, nós falamos sobre , andar pela fé. Mas hoje, nós iremos falar sobre obediência.

A arca representava a presença de Deus em Israel (Êx 25.10-22; Nm 10.33-36). Os israelitas achavam que a arca era uma garantia incondicional do favor e poder de Deus (1 Sm 4.3). Eles não compreendiam que um símbolo das coisas espirituais não é uma garantia absoluta da realidade que ele representa. Deus permanecia com o Seu povo somente enquanto esse povo procurasse manter comunhão com Ele, segundo o Seu concerto. Semelhantemente, sob o novo concerto, o fato de alguém ser batizado nas águas, ou participar da Ceia do Senhor não lhe trará nenhum benefício espiritual a não ser que viva em sincera obediência ao Senhor, trilhando seus justos caminhos (1 Co 11.27-30).

A arca havia sido capturada pelos filisteus e retida em seu poder por sete meses (1 Sm 4.11; 6.1). Em seguida, ela foi devolvida a Israel e mantida em Quiriate-Jearim, cerca de 16 km de Jerusalém (1 Sm 7.1,2). No decurso de todo o reinado de Saul, a arca foi negligenciada e permaneceu na obscuridade.

Após ser ungido rei de Judá, Davi decide levar a arca para Jerusalém. Porém, no meio do caminho, ocorre uma tragédia. Os bois que puxavam o carro novo tropeçaram, e para impedir que a arca caísse, Uzá estende a mão, para segurá-la. "Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá e o feriu" (1 Cr 13.10). A intenção de Uzá até que era boa, mas não agradou a Deus por se tratar de uma desobediência. Deus feriu Uzá, porque Davi e o sumo sacerdote não tinham determinado que somente os levitas transportassem e cuidassem da arca, segundo o mandamento de Deus (Nm 1.47-52). Deus ordenara que ninguém deveria sequer tocar na arca, senão os levitas. Eles deveriam carregá-la sobre os ombros, e não em cima de um carro novo, puxado por bois.

Jovem, Uzá é um exemplo do perigo inerente de alguém ter zelo por Deus, sem conhecimento da Sua Palavra e dos seus caminhos.

Com tudo isso, Davi decide não levar para si a arca do Senhor, e ela ficou por três meses na casa de Obede-Edom. "O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom" (1 Cr 13.14). O Senhor abençoou esta família, porque Obede-Edom, certamente, acolheu a arca com reverência e obediência a Deus. Aquilo que resultou em morte para um homem, resultou em bênção para outro.

Três meses depois, Davi torna tentar levar a arca para Jerusalém. Mas agora, ele lembra que ninguém pode levar a arca do Senhor, senão os levitas (1 Cr 15.2).

Jovem, lembre-se sempre que "obedecer é melhor do que sacrificar" (1 Sm 15.22).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva