sábado, 25 de agosto de 2012

DO QUE DEUS SE AGRADA?

Estamos vivendo os últimos dias do oitavo mês do ano, o mês de agosto. Mês este, marcado por diversos acontecimentos especiais, tais como o 6º Aniversário do Boletim Informativo da nossa Igreja, o nosso 3º Jesus na Praça, Dia dos Pais, o nascimento do João Pedro, a vitória do nosso irmão Rafael na 3ª Etapa do Circuito Rio-Open Mineirinho de Jiu-Jitsu 2012, e do nosso 3º Culto Jovem do ano de 2012, sob o tema "A gosto de Deus" (Rm 12.2). E para fechar este mesmo mês, escolhi um texto para nossa postagem de hoje, que nos faz uma pergunta: "Do que Deus se agrada?" Você sabe? Se realmente desejamos viver "a gosto de Deus", uma das coisas que precisamos saber é do que Ele não se agrada. Você quer saber? Então, leia com atenção e reflita!

DO QUE DEUS SE AGRADA?

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" (Pv 28.13)

"Todos nós, sem excessão, nos agradamos de algumas coisas e, de outras nem tanto. Esta pergunta, certamente, é uma das que nos fazem pensar e, provavelmente irá resultar numa série de respostas, talvez não muito claras e objetivas. Seria muito mais fácil julgar o que agrada a Deus, sabendo primeiramente o que O desagrada. Sem nenhum eufemismo, o escritor de Provérbios diz que existem seis coisas que Ele odeia e uma que Ele abomina. Vamos conhecê-las!!!

1) '... olhos altivos...' (o que vemos) - Diz-se de altivez: Orgulho cheio de nobreza, fundado na consciência da própria dignidade. Entre outras características que possam denegrir o caráter do homem, sem sombra de dúvidas que o orgulho é talvez a pior. Como bem disse Jesus: '... os olhos são a janela da alma...', os olhos transmitem a natureza dos nossos sentimentos, do que nossa alma está cheia e, certamente esse tipo de soberba conduz a uma resistência da parte de Deus (Tg 4.6).

2) '... língua mentirosa...' (o que falamos) - Este é o pequeno membro , o qual Tiago se refere, que é capaz de realizar grandes destruições e, como ele mesmo indaga: '... pode uma mesma fonte jorrar água doce e amarga?' (Tg 3.11). Evidentemente, que a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34), portanto falar mentiras constata que o interior está cheio dela e, com certeza isso não agrada mesmo a Deus.

3) '... mãos que derramam sangue inocente...' (o que fazemos) - Mãos representam atividade, ou seja, o que fazemos. No tempo em que este provérbio foi escrito, este versículo expressava o sentido literal, uma época onde a guerra era uma tônica da sociedade de então e, nos dias atuais pode ser tanto o literal quanto o sentido figurado que a este é dado, ou seja, as atitudes que temos que podem produzir consequências destrutivas na vida de outra pessoa.

4) '... o coração que maquina pensamentos perversos...' (o que pensamos) - Enquanto a boca expressa, o coração (mente) planeja. Pensamentos perversos está ligado a todo tipo de pensamentos, sejam eles com relação a si mesmo ou ao próximo. Jesus disse que do coração procedem toda sorte de pecados (Mc 7.21) mortes, adultérios, homicídios, etc. Tudo ocorre no interior do homem, podendo assim se tornar um ato consumado, demonstrado com atitudes.

5) '... pés que se apressam a correr para o mal...' (os caminhos que escolhemos) - Pés nos falam sobre caminhar. Este mal pode ser entendido de forma generalizada, ou seja, engloba basicamente tudo que temos falado até agora e mais alguma coisa que se relacione com a maldade do ser humano. Provérbios 14.12, nos dá uma palavra final sobre escolhas, nossos pés podem está se apressando para andar por caminhos que nos conduzem a morte.

6) '... a testemunha falsa que profere mentiras...' (o que dizemos dos outros) - Esta classe de mentira ganhou uma atenção especial. Embora já houvesse sido mencionado a língua mentirosa, este veio para dar uma classificação ainda mais grave da mentira. Isto está ligado à calúnia e difamação , pecados que devemos certamente evitar em nossa vida.

7) '... o que semeia contenda entre irmãos.' (o resultado do que dizemos dos outros) - Este é o que Ele abomina. Certamente que dentro deste encontramos os que difamam e caluniam, estas são as sementes dos que semeiam contendas entre irmãos. Dentre todos os que vimos, este foi o que ganhou maior destaque na lista do que desagrada a Deus, bem... na verdade Ele abomina! Portanto amados, precisamos aprender a ser mais pacificadores. O cuidado com o que falamos se torna cada vez mais necessário quando se trata de algo que Deus abomina, não podemos aceitar que difamem, caluniem, ou falem dolosamente sobre a vida dos que nos cercam.

Portanto, você que tem buscado agradar a Deus (vivendo "a gosto de Deus") e identifica estas falhas em sua vida, tome hoje a decisão de confessar e deixar."

Robson Olate

(Este texto foi extraído da internet, e publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja, Nº 202 e 203)

Jovem, agora que você já sabe do que Deus não se agrada, procure agradá-lo, vivendo por amor a gosto dEle, não somente no mês de agosto, mas em todos os dias, em todas as semanas, em todos os meses, em todos os anos, até a consumação dos séculos, amém!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva