terça-feira, 13 de abril de 2010

REMOVENDO A AMARGURA (2 Rs 2.19-22)

Eliseu, o sucessor do profeta Elias, realizou o seu segundo milagre na cidade de Jericó.

Jericó era uma bela cidade, tinha de tudo para oferecer uma vida feliz aos seus habitantes. Entretanto, seu povo era infeliz em virtude das "águas amargas". A Bíblia nos informa que as suas águas eram péssimas (2 Rs 2.19).

Da mesma forma, exitem muitas vidas preciosas na Igreja do Senhor que, embora agraciadas com beleza, inteligência e capacidade, padecem da "amargura de coração".

A amargura é um mal que aflige até mesmo os cristãos. Convivemos em comunidade e não é raro que conflitos, desavenças, ressentimentos, se desenvolvam e contaminem o coração do cristão com amargura. Daí a Bíblia conter algumas admoestações acerca da necessidade de "tirar do nosso meio toda amargura" (Ef 4.31), de "não deixar que a raiz de amargura brote e contamine" (Hb 12.15). O motivo pelo qual precisamos afastar a amargura de nós é claro: a esterilidade.

O resultado da amargura é a esterilidade. Assim como em Jericó, uma cidade tão "agradável", conforme o testemunho de seus próprios habitantes, a amargura das águas impedia a felicidade do seu povo, o crescimento e o desenvolvimento da cidade. A amargura de coração remove a alegria comum ao servo do Senhor e o priva e o impede de frutificar na obra de Cristo. Uma alma amargurada perde até mesmo a alegria de cultuar ao Senhor.

Outro aspecto que nós devemos destacar é a capacidade que a amargura enraizada tem de contaminar outras pessoas (Hb 12.15). A esterilidade resultante da amargura tende a alastrar-se pela Igreja do Senhor. É um mal terrível. O que fazer contra isso?

É preciso recorrer ao Senhor para purificar-se. Os habitantes de Jericó recorreram à pessoa certa. Através de Eliseu, o Senhor operou o milagre da purificação daquelas águas. É preciso recorrer à ajuda do Senhor, também, para purificar a nossa alma, o nosso coração de ressentimentos e amarguras, de ofensas que já deveriam ter sido perdoadas, de mágoas sem fundamento, de raízaes que insistem em brotar e que roubam a nossa alegria.

Jovem, recorra ao Senhor e confesse a Ele a amargura que você sente. A tristeza, o ressentimento, a dificuldade em perdoar. Seja sincero diante dEle e, humildemente, peça-Lhe ajuda. Deus, então, removerá a amargura do seu coração.

Faça isso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

(Este texto é dedicado ao Jorginho, pelo que ele fez no Culto de Celebração do último domingo. Parabéns Jorginho!)