segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EU QUERO REFORMAS

Hoje, dia 31 de outubro, muitas pessoas estão comemorando o Dia das Bruxas ou Halloween. Mas, para nós, cristãos ou protestantes, o dia 31 de outubro é um marco na história da igreja cristã, pois foi neste dia, no ano de 1517, que Deus fazendo uso de um servo, de um instrumento chamado Martinho Lutero, iniciou uma luta para trazer de volta a verdade que diz que somos salvos somente pela graça de Deus. Graça essa que se torna propriedade nossa somente pela fé em Cristo Jesus, jamais por méritos ou obras próprias. Por isso continuamos, 494 anos depois, agradecendo e celebrando cultos a Deus pelo dia em que seu servo Dr. Martinho Lutero, ousado e corajosamente, publicou as 95 teses na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha. Esta atitude desencadeou debates e reflexões que proporcionaram o início de uma mudança de direção que se volta para aquilo que Deus, através de Sua Palavra, nos deixou. Por isso, a nossa postagem de hoje, é um texto que foi publicado no Espaço Jovem do Boletim Informativo da nossa Igreja, em outubro de 2007.

EU QUERO REFORMAS

"O sol já desponta no horizonte; é tempo de Reforma! Mais uma vez, no calendário eclesiástico, celebramos a Reforma Protestante, que ecoa há séculos em nossa vidas.

Eu quero Reforma é o grito da mudança, da busca por algo novo. Eu quero Reforma é o grito da revalorização daquilo que não se podia ter perdido. Eu quero Reforma é o grito profético da Igreja.

Por vezes é um grito que ecoa no silêncio, porquwe fato é que muitos não querem reformas. Reformar mexe com estruturas, com cargos, com pessoas, com vidas, com ministério. E vida de regra, mexe com a gente.

Querer Reforma é querer sofrer, é encarar a face das instituições, que por si só evidenciam como é necessário buscar sempre o essencial.

Querer Reforma é o grito da incomodação; mas não a incomodação externa, é antes um grito de dentro, de quem sabe que precisa mudar para promover mudança; é preciso antes começar no coração. Reformadores nascem de dentro para fora.

Sim, foi este o primeiro passo de Lutero e Calvino, de Knox e Simontom: Eu quero Reforma em mim!

Não posso pensar em Reforma na Igreja se antes não houver uma profunda ruptura e renovação dentro de mim, e é por isso que é tão difícil fazer aquilo que a Igreja do século XVI conseguiu promover, e por isto fez-se história. Via de regra, mudam-se as pessoas, mas permanecem as estruturas.

Vamos começar hoje a mexer naquela que é a mais difícil, mas a mais importante: Que a Reforma comece dentro do nosso coração e venha mostrar como é importante perceber o Reino do Senhor. Hoje e sempre! Amém!"

(Extraído e publicado no Espaço Jovem do Boletim Informativo da nossa Igreja, Nº 62, em outubro de 2007)

Jovem, que este também seja o dia da Reforma, da mudança, da transformação na sua vida, no seu lar, na sua família e no seu ministério, para a glória de Deus!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva