domingo, 17 de abril de 2011

CRISTO É NOSSO REI

Hoje, é comemorado no calendário litúrgico o "Domingo de Ramos", dia em que Jesus entrou em Jerusalém, a fim de festejar a Páscoa junto de Seus discípulos naquela cidade. Por isso, decidi postar o texto abaixo, que foi extraído, e também publicado, no Boletim Informativo da nossa Igreja.

CRISTO É NOSSO REI

"A entrada triunfal da início aos dias finais da vida terrena de Jesus. Da entrada triunfal em Jerusalém, à mesa da Ceia, à experiência atormentadora na cruz, ao esvaziamento da tumba por causa da ressurreição de Cristo, recordar os eventos daqueles sete dias traz ricas lições para nós, hoje!

A grande entrada, em Jerusalém, deve ter sido uma incrível experiência a ser observada e, ainda mais, para participar! Você consegue imaginar observando e, até mesmo, andando junto à multidão, clamando e cantando glórias a Deus enquanto todos desciam pela montanha, tremulando ramos de palmas? Imagine os sons, os cheiros e as visões disso tudo. As pessoas gritavam para que Jesus fosse 'abençoado' como aquele que veio em nome do Senhor, quem trazia o reino de 'nosso pai Davi', e até mesmo como 'o Rei que veio em nome do Senhor'!

Todavia, dentro de poucos dias, esse triunfo tornar-se-ia tragédia quando o Rei que andou num jumento seria pregado numa cruz... Esse Rei, que até mesmo as rochas iriam louvar se as pessoas não o fizessem, em breve, cobriria aquelas rochas com Seu sangue. Jesus, a quem a multidão chamou de 'abençoado', seria logo sepultado. Sendo assim, Sua entrada triunfal teve vida curta; porém, a história não acaba aqui... Sabemos que levantou dos mortos e sentou-se à destra de Deus, no céu. Como tal, em adição à lembrança da entrada emocionante na capital de Israel, podemos regozijar pela entronização triunfante de Jesus Cristo nos céus! João, escrevendo em Apocalipse para as igrejas, vendo Jesus em Sua entronização triunfante, dá essas razões para nossos louvores.

Jesus é descrito como 'a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra' (Ap 1.5). Como o soberano sobre os reis da terra, Ele não é apenas, como proclamado na entrada triunfal em Jerusalém, o 'Rei que vem em nome do Senhor'; é também o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 17.14; 19.16). Poucos versículos depois, aparece uma incrível frase demonstrando a pessoa de Jesus como até mais do que já expresso! Ele é o 'alfa e o ômega, o início e o fim'. Mais adiante, vemos uma declaração parecida: 'o primeiro e o último'. A pessoa de Jesus Cristo está além do nosso mais alto louvor!"

(Este texto foi extraído, e também publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja, de Nº 82, no dia 30 de março de 2008)

Jovem, neste dia, não deixe que as pedras clamem no seu lugar. Louve, adore, exalte e glorifique o nome do Senhor dos senhores, do Rei dos reis: JESUS!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva