terça-feira, 26 de outubro de 2010

"O AMIGO DE DEUS AMA A BÍBLIA" (Sl 119.97)

"Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!" (Sl 119.97)

Outubro é o mês das crianças. Por todos os lugares, em todas as Igrejas, são realizados cultos, festas, confraternizações e congressos do Departamento Infantil. Só eu já preguei em dois congressos de duas Igrejas diferentes nesse mês. O último, foi no domingo passado, dia 24/10/10, na Assembléia de Deus em Campinho, na Congregação da Rua Maricá. Foi o 2º Congresso do Departamento Infantil, que teve como tema: "O Amigo de Deus ama a Bíblia" (Sl 119.97).

Como sempre, eu preguei utilizando um fantoche, que falou não só para as crianças, mas para todos os presentes, sobre dois personagens bíblicos que foram amigos de Deus: Josué e o apóstolo João.

Todos nós sabemos, que Josué foi escolhido para ser o sucessor de Moisés (Dt 31.7,8), afinal de contas, ele foi discípulo e amigo de Moisés. Josué acompanhava Moisés pra cima e pra baixo. Era como se fosse a própria sombra de Moisés. E ele aprendeu com Moisés a ser amigo de Deus. Às vezes, eu fico imaginando, como Josué deve ter reagido diante de tamanha responsabilidade? Muito provavelmente, ele deve ter ficado um tanto recioso e temeroso, caso contrário, o próprio Deus e Moisés não teriam lhe dito "não temas, nem te atemorizes" (Dt 31.8; Js 1.9). A verdade é que Josué, realmente, não tinha o que temer. Pois o próprio Deus lhe garantiu, que assim como havia sido amigo de Moisés, Ele também seria amigo de Josué. Deus estaria com ele, aonde quer que ele fosse. Um verdadeiro amigo age assim. Ele está sempre conosco, não importam quais sejam as circunstâncias e situações. Mas, um dos mais importantes conselhos que Deus deu a Josué, foi que ele não se separasse da Lei do Senhor (Js 1.7,8), que ele meditasse na Palavra de Deus dia e noite. Lembra do que está escrito no Sl 119.97? E se Josué desse ouvido a este conselho, e fizesse tudo conforme o Senhor havia lhe ordenado, ele seria bem sucedido, próspero e abençoado.

Você também, jovem, se der ouvido a voz do Senhor, como seu melhor amigo e conselheiro, fazendo tudo o que Ele te mandar, será exaltado por Ele sobre todas as nações da terra (Dt 28.1).

Agora, vamos falar do apóstolo João. Todos nós, também já sabemos, que João era o discípulo amado, o mais chegado a Jesus. Era o único que tinha o costume e a intimidade de se recostar no ombro de Jesus. João era amigo de Jesus. E quem é amigo do Filho, também é amigo do Pai. Em seu evangelho, João registrou uma das mais belas palavras do Senhor Jesus, a respeito daqueles que são verdadeiramente seus amigos e O amam. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" (Jo 14.21). Quem verdadeiramente ama a Jesus, e é amigo dEle, tem e guarda os Seus mandamentos. Todos aqueles que verdadeiramente amam a Jesus, também são amados por Ele e pelo Pai. A estes Ele se apresenta como um amigo íntimo.

Você também, jovem, não só pode, como deve desfrutar dessa amizade e intimidade. Basta, tão somente, amar a Palavra de Deus, observá-la e praticá-la, todos os dias da tua vida. E você será ricamente abençoado e muito amado. Creia nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva