segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

OFERTA DE PRIMÍCIAS

"Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti" (Nm 18.12)

Desde o ano de 2008, a nossa Igreja tem dedicado ao Senhor o primeiro mês do ano, como oferta de primícias. Nos reunimos no templo todos os dias, por apenas 30 minutos em oração. Mas, você sabe o que é, como surgiu e como entregavam a oferta de primícias?

Podemos definir "primícias" como a porção prioritária, a melhor parte retirada da primeira colheita, do primeiro salário. Em Pv 3.9,10 encontramos de forma bem explícita o princípio das primícias. Princípio é aquilo que foi estabelecido desde a origem como linha de conduta e atuação. Esta oferta deixava subentendido que a nação de Israel, as famílias, dependiam de Deus. E nós hoje, dependemos de quem?

Em Gn 3.15, encontramos o primeiro exemplo de oferta de primícias, quando o próprio Deus promete a Adão e Eva um Salvador. E Ele cumpriu a Sua promessa (Jo 3.16).

Em Gn 4.1-6, podemos perceber que Deus recebeu as duas ofertas, mas a atenção dEle foi para a oferta de Abel, e não a de Caim. Existe uma explicação. Essa atenção de Deus para oferta de Abel tem haver com a obediência ao princípio:
§ Caim trouxe uma oferta que no hebraico (mincau) significa "oferta voluntária".
§ Abel trouxe uma oferta que no hebraico (becorau) significa "primícia".

Devemos considerar as primícias como sendo uma forma de tributo (Rm 13.7). Tributar significa prestar homenagem. Portanto, a oferta de primícias é uma forma de honrar a Deus pela colheita alcançada, pela provisão, honrando o sacerdote pela sua função, valor e ministério.

De acordo com Ne 10.35, as primícias são trazidas para Casa do Senhor.

No livro de Números, Deus chama Arão e instruiu-o acerca da sua função sacerdotal (Nm 18.12,13), deixando bem claro que as primícias seriam para suprimento. É o direito do sacerdote (Dt 18.3-5). Por isso, hoje, devemos entregar as primícias ao pastor presidente do ministério, pois ele é o sacerdote em exercício que Deus levantou para nos ministrar.

O dízimo protege os bens, enquanto as primícias santificam o dízimo. Muitas pessoas são fiéis com os seus dízimos e ofertas, mas não conseguem alcançar vitória na sua vida espiritual e financeira (Rm 11.16). Os nossos dízimos e ofertas representam a raiz da árvore espiritual e financeira da nossa vida. Quando entregamos as primícias, os nossos dízimos são santificados e, por conseqüência, todos os ramos também são. Por isso, não perca a oportunidade de pela obediência aos princípios instituídos por Deus, mudar a história da sua vida espiritual e financeira através dessa revelação (Jo 15.1-5). Jesus mostrou o resultado que alcançamos quando cumprimos os Seus princípios (Jo 15.11).

Sendo assim, jovem, venha orar conosco na IgrejaDe segunda a sexta, das 20 às 20:30 h. Aos sábados e domingos, das 9 às 9:30 h. Venha consagrar o primeiro mês do ano de 2011 ao Senhor como primícia!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva