segunda-feira, 20 de setembro de 2010

10 RAZÕES PARA VOCÊ, JOVEM, FREQUENTAR A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Ontém, dia 19 de setembro de 2010, o terceiro domingo do mês de setembro, comemorou-se o Dia da Escola Bíblica Dominical.

Você sabe como começou a Escola Bíblica Dominical? Não?! Então leia!

A Escola Bíblica Dominical começou na cidade inglesa de Gloucester. Este maravilhoso empreendimento teve início quando o jornalista evangélico Robert Raikes, de 44 anos, foi profundamente tocado por Deus à fazer algo pelas crianças de sua cidade, que perambulavam pelos antros. Desta forma, Robert Raikes saiu às ruas e passou a convidar as crianças para participarem de uma reunião dominical que, daí por diante, tornar-se-ia uma das mais fortes tradições da Igreja cristã. Nessa tarefa, Raikes contou com a valiosa ajuda de William Fox. Segundo as diretrizes estabelecidas por Robert Raikes, além dos ensinos bíblicos, ministrar-se-ia também às crianças, nessas reuniões dominicais, outras matérias: gramática, aritmética e moral e cívica.

No Brasil, a Escola Bíblica Dominical começou em Petrópolis, em 19 de agosto de 1885. A iniciativa coube ao missionário Robert Read Kalley, da Igreja Congregacional. Ele e sua esposa Sarah Poulton Kalley eram escoceses. Ele fora um médico ateu, que depois foi salvo sob circunstâncias especiais, e chamado por Deus, entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião, na data acima, a frequência foi de cinco crianças. Essa mesma Escola Bíblica Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. Desde então, o crescimento da Escola Bíblica Dominical tem sido maravilhoso.

Agora, para você que ainda não é um aluno assíduo da Escola Bíblica Dominical, apresento-lhe dez razões para frequentar a Escola Bíblica Dominical:

1. Porque você tem necessidade do genuíno e sadio alimento espiritual, que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus, ensinada na Escola Bíblica Dominical.

2. Porque você cresce e desenvolve-se através do estudo da Palavra de Deus.

3. Porque você cumpre os objetivos da Igreja do Senhor, pois os objetivos da Escola Bíblica Dominical são os mesmos da Igreja.

4. Porque você adquire qualidade bíblica e espiritual permanente, pois é a Escola Bíblica Dominical que determina a qualidade e o nível espiritual da Igreja local, e não os outros departamentos, por mais excelentes que eles sejam.

5. Porque você adquire uma fé mais robusta e madura, e, assim, estará pronto e mais apto para desempenhar as atividades da obra de Deus.

6. Porque você desenvolve a sua espiritualidade e o seu caráter cristão.

7. Porque você aprende e realiza a evangelização na Escola Bíblica Dominical e através dela; além disso, aprende a amar e a cooperar com a obra missionária.

8. Porque você tem oportunidades ilimitadas para servir ao Senhor, pois a Escola Bíblica Dominical é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.

9. Porque você se reúne com a sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.

10. Porque sua vida espiritual é avivada, pois a Escola Bíblica Dominical é uma fonte de avivamento, porque onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.


Sendo assim, se você já é um aluno assíduo da Escola Bíblica Dominical, parabéns! Nota 10! Agora, se você jovem tem dormido mais do que a cama, e não tem ido à Escola Bíblica Dominical, acorda! Desperta!!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva