sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O SIGNIFICADO DO NATAL

Estamos às vésperas do Natal. As pessoas correm de um lado para o outro, à procura das melhores promoções, para a compra dos presentes e dos produtos para a ceia de Natal. Mas, será que elas sabem qual é o verdadeiro significado do Natal? E você, jovem, sabe qual é o verdadeiro significado do Natal? Bem, vou dar uma colher de chá para vocês, publicando um texto que foi extraído da internet, e também, publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja Nº 168, no dia 27 de dezembro de 2009.

O SIGNIFICADO DO NATAL

"O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo atualmente uma das festas católicas mais importantes.

Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como fato de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Soltício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.

Alguns locais optaram por festejar o acontecimento em 6 de janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não o nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol da Justiça (Mt 17.2; Ap 1.16), e transformou-se numa das festividades centrais da igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.

Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em partes romanas.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, a Luz do mundo.

Uma outra tradição do Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal (Papai Noel) ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.

Apesar de todas as tradições, a verdade é que não podemos esquecer que o verdadeiro significado do Natal está no nascimento de Cristo, que veio ao mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da Sua própria morte. No passado, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a humanidade, através da Sua morte, para que possamos alcançar a vida eterna, por intermédio dEle, Cristo, o Filho de Deus.

Sendo assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento dAquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo."

Extraído da Internet

Jovem, Natal não é só vida, mas também é morte. Natal não é apenas nascimento, mas renascimento. Pois através da vida e da morte de Jesus, nós temos alcançado vida, e vida em abundância. Através do nascimento e da morte de Jesus, muitos homens e mulheres como nós, têm renascido das trevas e do pecado, para viverem uma nova vida com Deus. Isto sim é que é Natal!

Que Deus nos abençoe e um Feliz Natal!

Pr. Gabriel N. da Silva