segunda-feira, 4 de abril de 2011

SERÁ QUE REALMENTE "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"?

No sábado passado, eu tive a oportunidade de participar de um maravilhoso e emocionante culto em ação de graças, pela vida da pequena Queila Bruna, uma menina de apenas 7 anos, que sofreu um AVC por conta de uma doença raríssima. Ela passou 60 dias entubada, com todo o lado direito do corpo paralisado, sem falar e andar. Seus pais, viveram dias de tristeza e desespero, mas em momento algum perderam a fé.

Pouco antes do culto terminar, um pastor trouxe uma palavra que me fez parar e pensar: Será que realmente "tudo posso naquele que me fortalece"? Por favor, não me interpretem mal! Eu não estou duvidando da Palavra de Deus. Eu só me questionei sobre a interpretação desse versículo, que é tão citado e conhecido pelos cristãos.

Pois bem, o referido pastor falou que, graças a Deus, a Queila Bruna conseguiu sair daquele hospital com vida, pra glória de Deus! Mas, e se ela não saísse? Todos nós conhecemos e sabemos, de casos e pessoas que não tiveram a mesma felicidade. E se o mesmo tivesse acontecido com ela?

Infelizmente, nos últimos dias, muitos pastores têm pregado e apresentado um "evangelho de facilidades". Dizem que ser cristão é muito fácil e vantajoso. É ter tudo o que se quer. É ter todas as suas orações e petições sendo atendidas. Mas, esse não é o evangelho genuíno.

O evangelho genuíno fala de obediência, fidelidade e renúncia. O evangelho genuíno nos apresenta a mensagem da cruz (Lc 9.23,24). O evangelho genuíno é constituído sim, de muitas e inúmeras promessas, mas nenhuma delas é de que nós teríamos uma vida de "mar de rosas". O evangelho genuíno não diz que todas as nossas orações serão atendidas.

O apóstolo Paulo, quando escreveu a epístola aos Filipenses, estava encarcerado, preso. Mesmo assim, essa epístola é conhecida como "a epístola da alegria". Por diversas vezes, ele declara "regozijai-vos", "alegrai-vos". Como pode, um homem preso, encarcerado injustamente, sem ter feito mal algum, escrever tal carta?

No capítulo 4, a partir do versículo 10, Paulo agradece aos cristãos e a Igreja em Filipos, pela assistência dada a ele. Ele agradece pelas orações e contribuições, pelas ofertas e pelo amor. Aí, ele declara: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância: em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído tanto a ter fartura, como a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.12,13).

Quem diria, hein?! Saulo, perseguidor dos cristãos, o homem culto, religioso, sábio, que estudou aos pés de Gamaliel, um cidadão do mundo, fazendo tais declarações. Quem diria, que ele se converteria, tornando-se um cristão, e passaria a ser perseguido? Quem diria, que algum dia ele também seria preso e açoitado, por causa desse evangelho genuíno? Pois ele foi, e esteve por muitas vezes abatido. Experimentou tanto a pobreza, quanto a fartura. Teve fome, e viveu momentos de abundância e escassez. Mas a sua , em momento algum, foi abalada.

Por incrível que pareça, este mesmo Paulo, pediu a Deus que o curasse, mas não foi atendido (2 Co 12.8,9). Ele, pelo poder de Deus, curou todos de uma ilha inteira (At 28.7-9), mas não pôde curar um discípulo próximo a ele, chamado Trófimo (2 Tm 4.20). Ele queria pregar o evangelho na Ásia, mas foi impedido (At 16.6,7). Deus decidiu enviá-lo a outro lugar.

E aí, será que realmente "tudo posso naquele que me fortalece"? Sim! Se realmente for a vontade de Deus. Pois Deus é soberano, a Sua vontade é soberana.

Sadraque, Mesaque e Abednego foram livres na fornalha. Mas, antes mesmo de serem lançados, declaram ao rei: "Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste" (Dn 3.17,18).

Daniel foi livre na cova dos leões (Dn 6.22). Mas, para que o evangelho chegasse hoje, até nós, muitos cristãos foram comidos por leões. Eles foram fiéis até a morte, e não abriram mão da sua fé.

E aí, jovem?! Será que você está disposto a viver e seguir este evangelho genuíno, não abrindo mão da sua fé? Será que você está disposto a louvar e confiar no Senhor, independente das circunstâncias? Será que você realmente "tudo pode naquele que te fortalece"?

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA