quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A ORAÇÃO DE UM HOMEM INSACIÁVEL (Ef 3.14-21)

Os judeus convertidos nas igrejas primitivas se inclinavam a ser exclusivos e a separar-se de seus "irmãos" gentios. Esta situação na igreja de Éfeso pode ter motivado o apóstolo Paulo a escrever esta carta, cuja idéia fundamental é a unidade cristã.

Uma das características que predominam nesta epístola é que a revelação da grande verdade teológica dos capítulos de 1 a 3 é interrompida por duas grandiosas orações apostólicas. Na primeira, o apóstolo pede para os crentes sabedoria e revelação no conhecimento de Deus (Ef 1.15-23); na segunda, roga que possam conhecer o amor, o poder e a glória de Deus (Ef 3.14-21).

"Fortalecidos com poder... no homem interior" (Ef 3.16-19) - Ter nosso "homem interior" fortalecido, "fortalecido com poder" pelo Espírito, é ter nossos sentimentos, pensamentos e propósitos colocados cada vez mais sob Sua influência e orientação, de tal maneira que o Espírito possa manifestar Seu poder através de nós, em medida cada vez maior. O propósito desse fortalecimento pelo Espírito é quádruplo:
1. Que Cristo estabeleça a Sua presença em nossos corações (Ef 3.16,17);
2. Que sejamos fundamentados em amor sincero a Deus, a Cristo e ao próximo;3. Que compreendamos e experimentemos em nossa vida o amor de Cristo (Ef 3.18,19);
4. Que sejamos "cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3.19), que a presença de Deus nos encha de tal modo que reflitamos e manifestemos, desde o íntimo do nosso ser, o caráter e a estatura do Senhor Jesus Cristo (Ef 4.13,15,22-24).

"Muito mais abundantemente além" (Ef 3.20) - Deus tem o poder de fazer por nós, não somente mais do que pedimos e desejamos em oração, como também mais do que nossa imaginação possa alcançar. Esta promessa é condicionada ao grau da presença, poder e graça do Espírito Santo em nossa vida (Ef 1.19; 3.16-19; Is 65.24; Jo 15.7; Fp 2.13).

Jovem, busque a Deus "como o cervo brama pelas correntes das águas" (Sl 42.1,2). Que a nossa alma tenha sede de Deus, do Deus vivo. Que essa sede seja inesgotável, nos levando a buscá-lo cada dia mais e mais.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA