domingo, 7 de fevereiro de 2010

UMA NUVEM DE TESTEMUNHAS

Hoje, como vocês já devem saber, vou pegar uma "carona" na palavra que o Denis ministrou pela manhã.

"Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: De onde você veio? Satanás respondeu ao Senhor: De perambular pela terra e andar por ela" (Jó 1.6,7).

Logo no início do livro de Jó, nós encontramos esta narrativa, sobre o encontro de Satanás com o Senhor. Uma das táticas do diabo, é fazer com que as pessoas não acreditem na sua existência. Quando isso acontece, ele pode fazer e acontecer na vida das pessoas, que elas nunca irão saber que é ele mesmo que está por traz de tudo que acontece de errado na vida delas. Outro grande erro da maioria das pessoas, é acreditar que o diabo está limitado a um único espaço, já bastante conhecido por todos, chamado inferno. Primeiro, que o inferno ainda nem foi inaugurado. O diabo perdeu as chaves da sua própria casa (Ap 1.17,18). Satanás declara para o próprio Deus, que ele vive perambulando pela terra e andando por ela. Por favor, não quero assustar ninguém, mas a grande verdade é que o diabo não vive no inferno, num largo de fogo e enxofre ou diante de um caldeirão, como muitos pensam. Ele vive entre nós, nas regiões celestiais (Ef 6.12).

"Disse então o Senhor a Satanás: Reparou o meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal" (Jó 1.8).

Agora, Deus vira para Satanás, e lhe dá um "senhor" testemunho a respeito de Jó. Geralmente, somos nós que testemunhamos a respeito de Deus, e das Suas qualidades e virtudes, para as outras pessoas. Mas aqui, acontece o contrário. É o próprio Deus que testemunha sobre as qualidades e virtudes de Jó ao diabo. Você já imaginou o que é isso? O Deus, o Todo poderoso, que é santo e perfeito em tudo o que faz, testemunhar sobre mim e você, seres tão imperfeitos e cheios de falhas, para Satanás. Você faz idéia do que é isso?

A Bíblia também nos ensina, que nós vivemos cercados por uma nuvem de testemunhas (Hb 12.1). Além das pessoas com quem nós nos relacionamos na nossa casa, no nosso colégio, na faculdade ou no cursinho, no nosso trabalho e em toda parte, existem também as testemunhas espirituais. Essas testemunhas espirituais são os anjos e os demônios, que habitam nas regiões celestiais (Ef 6.12). Eles também nos olham e nos observam.

"Será que Jó não tem razões para temer a Deus?, respondeu Satanás. Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face" (Jó 1.9-11).

Depois de ter aceito a sugestão de Deus, de observar a vida de Jó, o diabo alega que a fidelidade dele para com Deus é circunstancial. Como Jó era abençoado por Deus, tinha tudo que precisava, e não lhe faltava nada, ele não tinha porque ser infiel. Uma das principais funções do diabo, além de matar, roubar e destruir (Jo 10.10), é acusar os servos de Deus (Ap 12.10), é por em questão a nossa fidelidade e o nosso amor a Deus. Mas, temos um Deus que nos justifica(Rm 8.33).

Bem, o restante da história vocês já conhecem. Ficam aqui algumas perguntas. Qual tem sido o testemunho que temos dado, diante de Deus e dos homens? Será que temos sido irrepreensíveis, íntegros, jovens que verdadeiramente temem a Deus e evitam o mal? Será que Deus poderia dar um bom testemunho a nosso respeito para o diabo? O que Ele teria a dizer sobre nós? O que as pessoas que nos cercam, como uma nuvem de testemunhas, dizem sobre nós?

Pense nisso!

Parabéns Denis!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva