segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO

Hoje, dia 27 de setembro, crianças e adultos correm atrás dos doces e brinquedos que são dados em nome de São Cosme e Damião. Você sabe quem foram eles? Não?! Então, leia e conheça a verdadeira história desses dois jovens cristãos.

Seguidores de Jesus Cristo, nasceram na Arábia, no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram cristãos. Estudaram na Síria, e se tornaram médicos. Eram "Anargiros" (inimigos do dinheiro), e não cobravam nada pelo trabalho que exerciam. Como trabalhavam de graça, começaram a ser muito conhecidos, atraindo muita gente para ouvir a mensagem que pregavam sobre o Salvador Jesus Cristo.

Naquele mesmo tempo, Diocleciano era o imperador romano, homem perverso que nutria forte ódio por cristãos, e mandou para a cidade de Egéia, onde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Sob o comando deste homem, começaram a torturar Cosme e Damião até degolá-los. Desse modo foram mortos no ano 283 d.C., não porque trabalhavam de graça como médicos, mas porque eram cristãos, e por isso tornaram-se alvo do imperador Diocleciano.

Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens. Porém, como seguidores de Jesus, nunca iriam fazer isso. A Bíblia diz: "Não farás para ti imagem de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas de debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque Eu sou o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso" (Êx 20.4,5). Foi então por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem às imagens, que eles morreram. Que ironia diabólica, fazer imagens de Cosme e Damião para se curvar diante delas e pedir bênçãos e proteção.

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14.6). Portanto, sabemos que não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro "santo" qualquer. Busquemos somente a Jesus, o Filho de Deus! Foi Ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a Deus por nós (1 Tm 2.5; 1 Jo 2.1). Pegar doces nesse dia torna-se um laço, porque a maioria das pessoas que fazem essa distribuição estão presas à promessas feitas à estas imagens e esses doces são oferecidos aos "santos" em algum terreiro ou centros. São na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando tais pessoas (1 Co 10.19-21).

Jovem, uma grande parcela dos fiéis, tanto do candomblé, quanto do catolicismo, buscam uma relação sincera com Deus. Mas, devido ao fato de terem aprendido, seja por amigos, familiares, ou pela doutrina da Igreja Católica, que Cosme e Damião podem influenciar na vida deles e na de seus filhos, recorrem, ao precisarem de ajuda, aos ensinamentos que ouviram. São sinceros no que fazem, por assim dizer, mas não agem "com entendimento" (Rm 10.2). Deus tem nos dado esse entendimento, para passarmos adiante. Então, façamos isso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA