quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O AMOR - A DRACMA PERDIDA (by Pb. Sandro L. Bitencourt)

As parábolas da "Ovelha Perdida" e da "Dracma Perdida", também nos revelam que Deus é aquele que, no Seu amor, busca a pessoa perdida para salvá-la. Mas nós iremos falar hoje sobre a nossa busca pelo dom perdido.

Em 1 Co 12.1-11, o apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o Espírito Santo concede aos crentes. São eles: dom da palavra da sabedoria, dom da palavra do conhecimento, dom da fé, dons de curas, dom de operação de milagres, dom de profecia, dom de discernimento de espíritos, dom de variedade de línguas e dom de interpretação de línguas.

O apóstolo encerra este capítulo nos orientando para que procuremos, com zelo, os melhores dons, e nos indica um caminho ainda mais excelente (1 Co 12.31).

O capítulo 13 é uma continuação do ensino de Paulo sobre os dons espirituais. Ele enfatiza, aqui, que ter dons espirituais sem amor (caridade - o amor posto em prática), de nada adianta (vv.1-3). O "caminho mais excelente" é o exercício dos dons espirituais com amor (vv.4-8). O amor, sendo o único contexto em que os dons espirituais podem cumprir o propósito de Deus, deve ser o princípio predominante em todas as manifestações espirituais. Daí, Paulo exorta aos coríntios: "Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais" (1 Co 14.1). Jovem, nós devemos, com muito zelo, buscar as coisas do Espírito, para que, assim equipados, possamos ajudar, consolar e abençoar o nosso próximo.

A mulher da parábola, tinha dez dracmas (os nove dons espirituais e o amor). Se ela perder uma dracma, acende a candeia, e varre a casa, buscando até encontrá-la. E achando-a, chama as amigas e vizinhas, para juntas se alegrarem, por haver achado a dracma perdida.

Escrevendo ao anjo da igreja que estava em Éfeso, o apóstolo João ressalta a perda do primeiro amor (Ap 2.4). Isto se refere ao primeiro e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por Cristo e Sua Palavra. Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina (ensinamentos) correta, obedecer alguns mandamentos e vir aos cultos na igreja não bastam. A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a Jesus Cristo e Sua Palavra como um todo. O amor sincero a Cristo resulta em devoção sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade.

Jovem, olhemos para traz e vejamos! O que nós temos perdido em meio ao caminho? Qual foi a dracma que nós perdemos? Será que foi a dracma do amor? Perdemos o primeiro amor, nos esquecemos das primeiras obras? É tempo de nós nos arrependermos e voltarmos ao primeiro amor.

Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

(Este texto foi baseado numa das pregações do Pb. Sandro L. Bitencourt, Líder da Juventude da Igreja Batista Missionária Betel, em Duque de Caxias - RJ)