quinta-feira, 15 de abril de 2010

"O REINO DOS CÉUS É TOMADO A FORÇA" (Mt 11.12)

"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele" (Mt 11.12)

Enquanto que o Evangelho segundo Marcos foi escrito para os romanos, e o Evangelho segundo Lucas para os gregos, o Evangelho segundo Mateus foi escrito para os judeus. O tema central do Evangelho segundo Mateus é Jesus, o Rei Messias. Mateus, escrevendo aos judeus e conhecendo as suas grandes esperanças, apresenta Jesus como o único que cumpre as Escrituras do Antigo Testamento com relação ao Messias. A repetição frequente das palavras "reino" (cinquenta vezes) e "reino dos céus" (trinta vezes), revela outro tema importante do Evangelho de Mateus. Expõe o reino dos céus prometido no Antigo Testamento (Mt 11.13), proclamado por João Batista e Jesus (Mt 3.2; 4.17), representado agora pela Igreja (Mt 16.18,19), e triunfante na segunda vinda de Jesus (Mt 25.31,34).

A concepção que os judeus tinham do Messias era a de um príncipe poderoso que estabeleceria um grande reino temporal. Jesus não correspondeu a esses ideais, porque proclamou a vinda de um reino espiritual. Embora a concepção de João Batista fosse espiritual, é possível que ele também esperasse que o reino do Messias fosse estabelecido imediatamente com poder. Sentindo-se decepcionado em suas expectativas, não vendo sinais de que o Messias o libertasse da prisão, ele dá lugar a dúvida e ao desânimo. Mas, felizmente, leva as suas dúvidas a Jesus, que imediatamente lhe renova a Fé.

Uma evidência máxima de que uma pessoa está vivendo o reino de Deus é viver uma vida de "justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17).

Jovem, qual é o nosso papel no reino? O Novo Testamento contém abundante ensino sobre a nossa missão no reino de Deus, na sua presente manifestação. Deveres dos membros do reino: Adorar a Deus somente, abominar o pecado e a Satanás, trabalhar pelo crescimento do reino de Deus e Sua justiça, não amar o mundo e aguardar a volta de Cristo.

É nossa responsabilidade buscar incessantemente o reino de Deus, em todas as suas manifestações, tendo fome e sede pela presença e pelo poder de Deus, tanto na sua vida como no meio da sua comunidade cristã (Mt 5.10; 6.33).

Perseguidos por causa da justiça (Mt 5.10). Todos que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, por amor à justiça sofrerão perseguição. Ao experimentar tal sofrimento, o cristão deve regozijar-se (Mt 5.12). Os princípios do reino de Deus nunca mudam: "Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" (2 Tm 3.12). A promessa aos que enfrentam e suportam perseguições por causa da justiça é que dos tais é o reino dos céus.

Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça (Mt 6.33). Aqueles que seguem a Cristo são conclamados a buscar acima de tudo o mais, o reino de Deus e sua justiça. O verbo "buscar" subentende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo (Mt 13.45,46). A parábola do Tesouro ensina duas grandes verdades: O reino dos céus é um tesouro de valor incalculável, que deve ser buscado acima de tudo, e é obtido quando renunciamos a tudo que nos impede de ser parte dele. Vender tudo significa que de todo nosso coração devemos abdicar de todos os demais interesses, por um único interesse supremo, que é Cristo (Rm 12.1).

Jovem, Cristo menciona dois objetos da nossa busca:
1) O reino de Deus
2) Sua justiça


Em Mt 11.12, Jesus revela novos fatos sobre a natureza dos membros do reino. Ele diz que somente quem se esforça apodera-se do reino de Deus. Os tais, movidos por Deus, resolvem romper com as práticas pecaminosas e imorais do mundo e seguem a Cristo, a Sua Palavra e Seus justos caminhos. Não importando o preço a pagar, esses, resolutamente, buscam o reino com todo o seu poder.

Jovem, pertencer ao reino de Deus e desfrutar de todas as suas bençãos requer esforço sincero e constante. Um combate de Fé, aliado a uma forte vontade de resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva