quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AS INSTRUÇÕES DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS (Mt 10.1,5-8)

Jesus chama os seus doze discípulos, dando-lhes poder para irem ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel, anunciando que "É chegado o Reino dos céus".

A pregação do reino de Deus tem que estar acompanhada da manifestação do poder de Deus contra as forças do pecado, da enfermidade e de Satanás. O propósito de Cristo é que o reino de Deus e o seu poder estejam "próximos" (presentes), para levarem a salvação, a graça e a cura. Devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33), e orar "Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade" (Mt 6.10).

Qual é a vontade de Deus? Que todos os homens se salvem (1 Tm 2.3-6). Para isso, Deus enviou o seu único filho ao mundo (Jo 3.17).

O versículo-chave do evangelho de Lucas afirma que "o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10). As três parábolas de Lucas 15 revelam que Deus é aquele que, no Seu amor, busca a pessoa perdida para salvá-la. Nelas aprendemos:

1. É da máxima importância para o coração de Deus a nossa busca pelos perdidos (vv. 4,8,20,24);

2. Tanto Deus quanto o céu se regozijam, mesmo quando um só pecador se arrepende (vv. 7,10);

3. Nenhum trabalho ou sofrimento nosso é demais na busca pelos perdidos, para levá-los a Cristo (vv. 4,8).

Jovem, tudo o que Deus fez foi por amor (Jo 3.16). E que este mesmo amor venha nos impulsionar a cumprir todas as suas instruções, na busca pelas ovelhas perdidas da casa de Israel.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva