domingo, 24 de janeiro de 2010

ALIANÇA

Hoje, quero pegar "carona" da palavra que a Lirdes trouxe pela manhã, e também falar sobre aliança. Aliança significa compromisso, pacto. Nós cantamos uma canção, que declara que o nosso Deus é um Deus de aliança, um Deus de promessas, o que não deixa de ser uma grande verdade. Desde o princípio, Deus estabelece alianças com o homem. Isso significa que Deus tem se comprometido com o homem. Mas, e o homem? Será que ele também tem se comprometido com Deus? Deus é fiel! Ele jamais falhou com o seu compromisso, Ele jamais quebrou uma aliança. Mas, e o homem?

Ao longo da história, vemos Deus fazendo alianças com o homem, firmando um compromisso de abençoá-lo, com algumas condições: fidelidade e obediência. Quando somos infiéis e desobedientes, quebramos a nossa aliança com Deus. Foi isso que aconteceu com Adão e Eva (Gn 3.1-6). Ambos foram infiéis e desobedientes, quebrando a aliança que eles tinham com Deus. Conseqüentemente, foram expulsos do paraíso (Gn 3.22-24).

Nós encontramos outro exemplo de aliança, na história de Noé. A Bíblia diz que Noé era um homem justo e bom, e que ele andava com Deus (Gn 6.9). Em outras palavras, Noé era um homem comprometido com Deus. Deus havia feito uma aliança com ele (Gn 6.18), e ele foi fiel e obediante a Deus. Tanto, que Deus lhe ordenou que construisse uma arca, uma grande embarcação, num local aonde não havia mares e nem oceanos por perto. Deus lhe anunciou o dilúvio, numa época que nem chuva caía ainda sobre a face da terra. Mesmo assim, Noé não questionou a Deus, simplismente obedeceu. Conseqüentemente, Noé e sua família foram guardados e protegidos por Deus.

É sempre assim. Quando somos fiéis e obedientes a Deus, Ele mantém o seu compromisso de nos abençoar. Mas, quando somos desobedientes e infiéis, quebramos a nossa aliança com Ele, e isso faz com que Ele não tenha mais nenhum tipo de obrigação para conosco. Deus só tem compromisso com aqueles que são comprometidos com Ele.

E você, jovem, tem tido compromisso com Deus? Tem sido fiel e obediente a Ele? Pense nisso!

Parabéns Lirdes!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA
Jovem, Deus só tem o compromisso de cumprir as suas promessas na vida daqueles que ouvem e obedecem a Sua voz, como diz a letra dessa música.