sábado, 6 de março de 2010

O QUE SOMOS, O QUE TEMOS E O QUE VENCEMOS? (1 Jo 2.14b)

Cinco livros do Novo Testamento levam o nome de João: um Evangelho, três epístolas (cartas) e o Apocalipse. Na primeira epístola, João escreveu uma mensagem aos jovens que contém a resposta para essas três perguntas.

1. O que somos?
Resposta: Somos fortes!

A força é uma das características da juventude (Pv 20.29). Porém, até mesmo nós, jovens, nos cansamos (Is 40.30), mas os que esperam no Senhor, antes mesmo de se cansarem, terão as suas forças renovadas (Is 40.31).

2. O que temos?
Resposta: Temos a Palavra de Deus!

Nós, jovens, por termos a mente fresca, conseguimos compreender, entender e reter a Palavra de Deus com mais facilidade. Para isso, devemos seguir o conselho que Moisés deu a Josué (Js 1.8). E para evitarmos o pecado, sigamos, também, o exemplo do salmista (Sl 119.11).

3. O que vencemos?
Resposta: Vencemos o maligno!

Já sabemos que a nossa luta não é carnal, mas sim espiritual (Ef 6.12). O mundo está no maligno (1 Jo 5.19). Satanás é o deus deste mundo. Ele é o maligno, e o seu poder controla o presente século mau. Mas Jesus venceu o mundo (Jo 16.33), e com Ele, nós também somos mais que vencedores (Rm 8.37), aleluia! Todos aqueles que já passaram pelo novo nascimento, e possuem uma fé genuína, conseguem vencer o mundo (1 Jo 5.4). A tática não é enfrentar o diabo, mas resisti-lo, sendo submisso a Deus (Tg 4.7).

Jovem, nunca se esqueça disso: nós somos fortes, temos a Palavra de Deus e em Jesus já vencemos o maligno.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA