segunda-feira, 21 de junho de 2010

FESTA

No sábado passado, nós realizamos o nosso 4º Encontro Jovem do ano de 2010, com a Festa na Roça. Esta foi a segunda festa que nós realizamos nos últimos seis meses. Graças a Deus, não choveu! A noite estava linda! Foi uma bênção! Em breve, vocês poderão conferir as fotos aqui, no nosso Blog.

Pela introdução, já dá pra se ter uma idéia sobre o que nós iremos falar, não é? Pois bem, nós iremos falar sobre FESTA. Afinal de contas, quem é que não gosta de uma festa? Por incrível que isso possa parecer, tem gente que não gosta. Não é o meu caso. Eu sempre gostei de uma festa. Aniversário, casamento, natal, "réveillon", etc.

Analisando a história do povo de Israel, nós podemos observar que eles também gostavam de uma festa. Tanto que eles celebravam várias festas sagradas durante o ano. Estas festas eram chamadas de "santas convocações". A maioria delas se relacionava com as atividades agrícolas e os acontecimentos históricos da nação hebréia. Foram instituídas como parte do concerto do Sinai (Êx 23.14-19). Todos os varões israelitas eram obrigados a participar das três festas dos peregrinos: Páscoa, Pentecostes e dos Tabernáculos. Todavia, nem todas as convocações santas eram festas. Seis delas eram ocasiões para celebrar e desfrutar as bênçãos de Deus. Somente uma se observava com tristeza. E pensar que no nosso calendário, ou melhor dizendo agenda, nós só temos quatro festas para esse ano. Duas já aconteceram, restam mais duas.

As festas eram celebradas com o duplo propósito de refletir sobre a bondade de Deus e de recordar que os israelitas eram o povo escolhido por Deus. O povo de Deus tem ou não tem motivos de sobra para festejar?

A celebração das festas solenes requeria setenta e sete dias ao ano, nos quais os israelitas deviam deixar o seu trabalho e dedicar-se ao culto a Deus. Pra mim, todo culto é uma grande festa.

A fama de Israel, por ser um povo festeiro, chegou até as outras nações. Os outros povos admiravam e gostavam das suas danças e canções. Quando os babilônios tomaram Jerusalém, e levaram o povo de Deus cativo, eles pediam para que os hebreus cantassem uma de suas canções para os alegrarem (Sl 137.3).

Agora, algumas perguntas que não querem calar: É pecado festejar? É pecado dançar? Será que Miriam, a profetisa, induziu as outras mulheres a pecarem, quando pegou o seu tamborim e começou a cantar e dançar de alegria? Será que o rei Davi também pecou ao dançar diante da Arca da Aliança? Será que devemos apagar da Bíblia os Salmos que nos exortam a celebrarmos (festejar) ao Senhor com alegria?

Logo depois do nosso 2º Encontro Jovem do ano de 2010, chegaram aos meus ouvidos que as más línguas andavam dizendo por aí, que "a igreja do Pr. Carlos é a igreja da porta larga". Tudo isso, por causa da nossa Festa a Fantasia. Confesso a vocês, que na época eu fiquei muito triste por isso. A minha vontade foi de não fazer mais festa nenhuma. Mas aí, eu me lembrei que isso não era motivo para eu me entristecer, muito menos desistir. Se Jesus que é Jesus, foi chamado de glutão e beberrão pelos religiosos da época, por andar no meio de pecadores, porque é que eu não vou ser chamado de "o pastor da igreja da porta larga"?

Jovem, não dê ouvidos às más línguas. Não se deixe entristecer pelo julgamento dos homens religiosos. Não deixe de se alegrar e festejar pela sua salvação. E quanto a nossa próxima festa, será no mês de outubro, se Deus quiser!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva