domingo, 8 de maio de 2011

MARIA - UMA MÃE VIRTUOSA

A nossa postagem de hoje, Dia das Mães, está baseada em Lc 2.8-20; 41-52. E antes mesmo que você fique sem entender nada, vou lhe explicar. Apesar do texto bíblico citado se referir ao nascimento de Jesus, e nós já estarmos em pleno mês de maio, o mês da família, o mês das mães, nós iremos falar sobre algumas das virtudes de Maria.

Nós, cristãos, não adoramos Maria. Nós a admiramos como jovem, mulher, esposa e mãe que ela foi. Só isso! Ela foi escolhida por Deus, para ser a mãe do Salvador. Ela foi mãe dAquele que veio para salvar tanto ela, quanto o seu povo dos seus pecados. Ela foi a mãe do tão esperado Messias e Santo de Israel.

Desde o Éden, até os dias de Maria, toda jovem em Israel tinha uma esperança: a de ser a mãe do Messias. Ser estéril, além de ser uma maldição, significava estar fora dessa possibilidade. Além de nunca poder gerar filhos, e de ser discriminada pela sociedade judaica, toda mulher que fosse estéril estaria condenada a não ter tal oportunidade. A oportunidade que Maria teve, de poder gerar o Salvador.

Nos versos 20 e 51, nós encontramos algumas das virtudes de Maria. Uma delas, é que ela, como a mãe do menino Jesus, observava tudo. Sabemos que nos dias atuais, é muito difícil para o casal se manter e arcar com todas as muitas despesas que tem uma família. Por conta disso, não só o homem, mas também a mulher, recorre ao mercado de trabalho. Sabemos, também, que às vezes, é muito difícil dar conta de tantos afazeres e responsabilidades em apenas 24 horas. A mãe acaba não tendo tempo de observar de perto o crescimento e o desenvolvimento dos filhos. Mas, o salmista nos ensina o segredo, e ao mesmo tempo a solução, para todos aqueles que se queixam de falta de tempo: "Ensina-nos a contar os nossos dias de maneira que alcancemos corações sábios" (Sl 90.12). Se pedirmos a Deus sabedoria para administrar bem o nosso tempo, Ele nos abençoará, e nós encontraremos tempo pra tudo nessa vida. O pregador, em seu livro, também nos declara que "Há um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu" (Ec 3.1). Com certeza, mãe, você também encontrará tempo para observar e acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento dos seus filhos.

Outra virtude de Maria, como a mãe do menino Jesus, é que ela guardava tudo em seu coração. O coração de Maria era o que as pessoas costumam chamar de "A Caixa das Lembranças". Ela guardava tudo em seu coração. Acredito, que algumas coisas ela até compartilhava com o seu marido José. Mas, existem coisas que a mãe não compartilha com ninguém. Só ela e Deus é que sabe, mais ninguém. Maria observava e guardava em seu coração tudo aquilo que acontecia com seu filho. O que Ele fazia, o que Ele falava, tudo isso ela guardava em seu coração.

Agora, na minha opinião, a maior de todas as suas virtudes era que ela, não só como a mãe do menino Jesus, mas como serva do Deus Altíssimo, era submissa a Sua vontade soberana. Maria, em seu cântico, se coloca na posição de serva, e exalta ao Senhor (Lc 1.46-55). Maria sabia que ela não era nem mais e nem menos, ela era serva. O anjo Gabriel a chamou de "bem-aventurada", que é a mesma coisa que agraciada. Isso significa que ela foi alcançada pela graça de Deus. Só isso! Ela reconhece que também precisa de um Salvador, pois ela não podia e nem pode salvar ninguém. E ela se submeteu a vontade soberana de Deus, sem temer, sem hesitar. Ela disse sim pra Deus! E como a mãe do menino Jesus, ela também nunca se opôs a vontade do Pai para com o Filho. Ela nunca tentou impedir ou atrapalhar o ministério de Jesus. Ela não O impediu de ir para cruz. Ela não tomou o Seu lugar na cruz. Ela não morreu por ninguém, nem mesmo pelo seu Filho. Ele é quem morreu por ela e por todos nós, aleluia! Graças a Deus!

Jovem, você que já é mãe ou que ainda será, siga o exemplo de Maria. Seja uma mãe virtuosa como ela foi. Feliz Dia das Mães!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva