segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O JOVEM QUE ESPERA NO SENHOR (Is 40.30,31)

Olá jovem! Quero começar a nossa postagem de hoje com duas perguntas: Em quem você tem colocado a sua esperança, e aonde você tem habitado? Por favor, não é preciso responder agora, de imediato. Não! Antes de responder, leia e reflita no texto que foi publicado no Espaço Jovem do Boletim Informativo da nossa Igreja Nº 324.

O JOVEM QUE ESPERA NO SENHOR

"Os jovens se cansarão e se fatigarão, e certamente cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão" (Is 40.30,31)

"Todos nós somos frágeis, humanamente falando, todos nós estamos sujeitos a se cansar, se fatigar e cair, mas essa fraqueza humana leva à dependência de Deus. Por depender de Deus é que colocamos nEle a nossa esperança, esperança essa que renova as nossas forças.

O que leva o jovem a se cansar, se fatigar e cair?

Andar segundo os desígnios do seu coração e não habitar no esconderijo do Altíssimo.

A Palavra de Deus nos diz: 'Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará' (Sl 91.1).

Descansar nos braços de Deus é a saída para não se cansar, não se fatigar e não cair.

Hofni e Finéias: dois jovens que se cansaram, se fatigaram e caíram.

Os filhos de Eli, apesar de serem filhos de sacerdote não habitavam continuamente no esconderijo do Altíssimo, não tinham boa fama entre o povo por causa de seus atos de malefícios. Acabaram mortos quando a presença de Deus (a arca) foi tomada (1 Sm 4.11).

O jovem que não habita no esconderijo do Altíssimo não descansa, por isso ele se cansa, se fatiga e logo cai.

Samuel: não se cansou, não se fatigou e não caiu, porque habitava continuamente no esconderijo do Altíssimo.

A Palavra de Deus diz: 'Então Elcana foi-se a Ramá, à sua casa, mas o menino ficou servindo ao Senhor perante o sacerdote Eli' (1 Sm 2.11).

Samuel habitava continuamente na presença de Deus. As visões, as revelações naquele tempo não eram frequentes, porém o Senhor, o Deus Todo Poderoso se revelou a Samuel.

O jovem que habita no esconderijo do Altíssimo descansa, não se cansa, não se fatiga e não cai, pois o Senhor renova as suas forças. 

Josué: o jovem que não saiu do esconderijo do Altíssimo (Êx 33.11).

Josué era jovem. Não se cansou, não se fatigou e não caiu enquanto trilhava o caminho que o levaria à terra de Canaã, porque não se apartava da presença de Deus. Deus o renovava a cada manhã.

Muitos outros jovens habitavam continuamente na presença do Altíssimo. Não se cansaram, não se fatigaram e não caíram, pois eram renovados pela esperança da glória do Senhor.

Meu querido jovem, descanse no Senhor. Mas, para descansar no Senhor é necessário estar na presença do Altíssimo, é necessário não se apartar da presença de Deus. Por isso, eu lhe convido a cada manhã levar um pouco de lenha a sua fogueira, para mantê-la acesa.

Você é responsável por manter sua chama acesa, chama essa que vai te capacitar a não se apartar da presença do Senhor. Então, você não se cansará, não se fatigará e não cairá, mas subirá como uma águia e habitará em lugares altos para sempre."

(Este texto foi extraído da internet, e publicado no Espaço Jovem no Boletim Informativo da nossa Igreja Nº 324, do dia 20 de janeiro de 2013)

Eu acho que não preciso escrever mais nada, certo? Mesmo assim, eu vou escrever. Escrever que você precisa colocar a sua esperança no Senhor, e habitar continuamente no esconderijo do Altíssimo, na presença de Deus.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva