sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SALVAÇÃO - O PLANO DE DEUS PARA O HOMEM (Lc 19.10)

Jesus em seus últimos meses de vida, poucos dias antes da sua crucificação, ainda continuava a buscar e salvar os perdidos; pois foi este o propósito da sua vinda (Lc 15.3-7; Ez 34.16a).

Nessa busca, Jesus se depara com dois homens diferentes, mas que viviam na mesma condição. Ambos estavam perdidos.

O Cego de Jericó (Lc 18.35-43)
Bartimeu, filho de Timeu, era cego e estava a beira do caminho mendigando (Mc 10.46), por isso era desprezado pela sociedade. Não via, mas queria ser visto, por isso, sem se cansar clamava: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (Mc 10.47,48). Além da multidão, o maior obstáculo de Bartimeu era a sua deficiência visual. Mas, naquele dia, ele teve um encontro com o Senhor da cura, que o salvou.

Zaqueu, o Cobrador de Impostos (Lc 19.1-10)
Zaqueu era um publicano. Os publicanos eram coletores de impostos, judeus a serviço do império romano. Por servirem aos seus próprios opressores e pelo fato de serem desonestos, eles eram odiados pelo povo. Além da multidão, o maior obstáculo de Zaqueu era a sua pequena estatura. Ele via, mas não fazia questão de ser visto. Para ver Jesus, que havia de passar por ali, ele subiu numa figueira brava (Lc 19.3,4). Mas quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Naquele dia, ele teve um encontro com o Salvador de Israel, que trouxe salvação à sua casa.

Jovem, o cuidado que Jesus teve, tanto por Bartimeu, quanto por Zaqueu, nos impulsiona a levar o evangelho aos repelidos pela sociedade, pois todos os seres humanos estão perdidos e necessitam de Cristo. Deus não faz acepção de pessoas (Dt 10.17; At 10.34; Rm 2.11; Gl 2.6; Ef 6.9; Cl 3.25). E nós também não devemos fazer, pois é pecado (Tg 2.9).

Depois que ambos se encontraram com Cristo, foram transformados (Mc 10.52; Lc 19.8). A confissão genuína do pecado e a verdadeira fé salvadora em Cristo resultam na transformação da conduta externa da pessoa. Ninguém pode chegar a conhecer a Cristo, aceitar a Sua salvação e, ao mesmo tempo, continuar no pecado, ser desonesto e duro de coração para com o próximo.

Bartimeu lançou de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Imediatamente ele tornou a ver, e seguiu a Jesus.

Zaqueu manifestou a genuinidade da sua conversão com sua oferta de restituir tudo o que tinha adquirido por meios desonestos.

Jovem, a salvação é possível a todos os homens (Lc 3.6; Jo 3.14-17; At 2.21; Rm 5.18; 10.13; 1 Tm 2.4; Tt 2.11,12; 2 Pe 3.9). Creia nisso, e busque pelos perdidos!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva