sábado, 17 de abril de 2010

QUAL É O VERDADEIRO PAPEL DA IGREJA?

Igreja (do grego εκκλησία, ekklesia e latim ecclesia) é uma instituição religiosa cristã separada do Estado.

No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.

Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados - "chamados para fora".

No texto bíblico, no Novo Testamento, a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.

A palavra Igreja aparece no Novo Testamento pela primeira vez no Evangelho de Mateus, quando Jesus Cristo afirma que edificaria sua Igreja e que as portas do Inferno nunca prevaleceriam contra ela: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18).

Também pode significar "povo que se organiza".

Em três livros da Bíblia encontramos referencia a esta fala de Jesus: "vós sois o Sal da terra a luz do mundo" (Mt 5.13,14; Mc 9.50; Lc 14.34). No Evangelho de Mateus ele faz parte do famoso "Sermão da Montanha" ou das "Bem Aventuranças", uma das mais belas passagens da Sagrada Escritura.

Logo, o verdadeiro papel da Igreja vai muito mais além do que ser uma simples instituição religiosa cristã separada do Estado. É muito mais que uma reunião de pessoas ou um agrupamento de cristãos. É ser sal, é ser luz!

Qual é o papel do sal? Salgar, temperar e dar gosto.

Qual é o papel da luz? Iluminar as trevas.

O sal dentro do saleiro não salga, não tempera e nem dá gosto. E a luz debaixo de uma mesa não ilumina o ambiente. Do mesmo modo somos nós, a Igreja do Senhor. Quando nos limitamos a ficar entre quatro paredes, também não exercemos o nosso papel, pois fomos "chamados para fora".

Jovem, você é sal, você é luz, você é a Igreja do Senhor. Saia do saleiro! Seja a luz do mundo em meio as trevas! Exerça o seu verdadeiro papel como Igreja!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva