sábado, 16 de janeiro de 2010

O CHAMADO

Nos capítulos 3 e 4 do livro de Êxodo, encontramos o registro do chamado de Moisés. Deus queria, através dele, livrar Israel da escravidão.

Apesar de ter visto o Anjo do Senhor (o próprio Jesus) em uma chama de fogo; uma sarça que ardia no fogo, mas não se consumia; de ouvir a voz do próprio Deus falando com ele; de ter por garantia a presença de Deus ao lado dele; mesmo com tudo isso, Moisés faz alguns questionamentos, e também apresenta algumas desculpas para Deus antes de ir:

1. "Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (Êx 3.11)

Jovem, você é um escolhido de Deus! Deus te chamou, com o propósito de te enviar a outros jovens, para libertá-los das garras do diabo.

2. "Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?" (Êx 3.13)

Jovem, fale da sua experiência pessoal e íntima com Deus, pois você tem comunhão e intimidade com o teu Deus.

3. "Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu." (Êx 4.1)

Jovem, "se creres verás a glória de Deus" (Jo 11.40), "o justo, pela sua fé, viverá" (Hc 2.4). Creia e viva pela fé!

4. "Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontém, nem de ante-ontém, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua." (Êx 4.10)

Jovem, o Deus que te chama, é o mesmo que te capacita.

5. "Ah! Senhor! Envia por mão daquele a quem tu hás de enviar." (Êx 4.13)

Jovem, "fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Ts 5.24). Não duvide!

Moisés, na sua relutância em atender ao chamado de Deus, alegou algumas limitações, e até despertou a ira do Senhor (Êx 4.14). Lembre-se jovem, quando Deus nos chama para uma tarefa, uma missão, Ele mesmo provê os meios e a capacidade que precisamos para cumprir a mesma. Em 2010, faça a sua parte e deixe Ele te usar!

"Em 2010 Eu Sou 10!!!"

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva