quarta-feira, 6 de julho de 2011

O FILHO DA VIÚVA DE NAIM (Lc 7.11-16)

Depois de um longo, intenso e tenebroso inverno, estamos de volta. Pois é, já fazia um bom tempo que nós não tínhamos uma nova postagem. Devido a alguns contratempos, eu estive impossibilitado de postar no nosso Blog, o Blog da Juventude Sarada. Mas, como diz a letra das canções: "O inverno já passou...", e "O tempo de cantar chegou..."; no nosso caso, "O tempo de postar chegou...". Esse texto, é baseado numa mensagem que eu ouvi, e também preguei na nossa Igreja. Fala sobre um dos diversos milagres que Jesus realizou.

Este milagre é anotado somente pelo médico Lucas, além de ser o primeiro dos outros dois que viriam a ocorrer nesse âmbito: a filha de Jairo e Lázaro. A cidade de "Naim" era uma aldeia e ficava a uns dez quilômetros de Nazaré. Era uma cidade sem muita expressão no contexto de Israel. E nas proximidades dessa pequena cidade, é que, um cortejo fúnebre, onde uma pobre viúva chorava a morte de seu único filho que algo miraculoso acontece.

De um lado seguia o cortejo da morte, mas, do outro, chegava a caravana da vida. A maior tragédia que podia acontecer a uma viúva naqueles dias era perder o seu único filho. Jesus então vai ao encontro da morte, do sofrimento, para restaurar a vida que estava perdida.

Podemos observar o encontro de duas multidões distintas, e também, de dois filhos únicos. Os que andavam com Jesus estavam felizes, porque o Senhor estava transformando vidas, salvando, libertando, curando. Esta multidão estava feliz e satisfeita. A segunda multidão estava em prantos, pois íam enterrar o morto. Uns estão no caminho da glória, outros estão a caminho da sepultura. Uma multidão, também, nos nossos dias está caminhando em vitória com Jesus, mas outra multidão está caminhando para o cemitério. Enquanto o filho único da viúva de Naim estava saindo da cidade morto, prestes a ser sepultado, Jesus, o filho unigêntito de Deus, estava entrando na cidade, trazendo vida e esprança.

No verso 12, vemos que o sofrimento daquela mulher era imensurável. Viúva, e agora sem o seu único filho, ela estava destinada a viver mendigando. São nos momentos de maior dificuldade que Jesus entra em ação, e Ele manda lhe dizer: "Não chore, Eu estou aqui!" (v.13).

No verso 14, nós podemos observar que aonde Jesus toca o milagre acontece. Há mudanças e transformação. Daí, no verso 16, surge uma terceira multidão e uma terceira procissão acontece: a procissão da vitória. Jesus quer, e sempre está nos dando a oportunidade de trocarmos de multidão. E você, jovem, já trocou de multidão?

Lc 9.59,60 nos fala sobre um homem, que estava entre aqueles que ainda não entenderam que a chamada de Jesus para nós é anunciar e pregar o Reino de Deus. O seu pai ainda nem tinha morrido. Será que a obra de deus pode esperar?

Jovem, se a sua esperança e os seus sonhos estão mortos, não chore! O Senhor Jesus, que é a ressurreição e a vida, está aqui. Ele está vivo e não mudou. Ele é o mesmo, e continua operando os mesmos milagres. Ele é soberano, e tem poder para trazer de volta a vida todos os seus sonhos e a sua esperança. Creia nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva